MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo não alcança a meta de cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite

Cidade da Região Serrana vacinou menos de 90% do público-alvo, mesmo após prorrogar campanha por duas vezes

Por Matheus Oliveira
25/09/18 - 16:56
Nova Friburgo não alcança a meta de cobertura vacinal contra sarampo e poliomielite Vacinação contra sarampo e poliomielite duraram dois meses e contemplou todo o Brasil | Foto: Divulgação/Erasmo Salomão/(Ministério da Saúde/Assessoria)

Depois de uma campanha de quase dois meses – iniciada em 6 de agosto e prorrogada por duas vezes - a vacinação contra o sarampo e a poliomielite foi encerrada no último sábado, dia 22 de setembro, no estado do Rio de Janeiro. Em Nova Friburgo, a campanha não conseguiu atingir a meta de 95% do público alvo imunizado.

Na cidade da Região Serrana, a vacinação alcançou o índice de 87,30% na campanha contra a pólio e 88,48% na vacinação contra o sarampo. Vale destacar que o público-alvo eram todas as crianças de um ano a menores de cinco. Em Teresópolis, a campanha terminou no dia 15 de setembro e superou a meta de 95%.

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, para a proteção contra a poliomielite as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberam a vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Já os menores de cinco anos que já tinham tomado uma ou mais doses da vacina, receberam a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a famosa gotinha. Sobre o sarampo, todas as crianças receberam uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independentemente da situação vacinal.

Brasil

O balanço divulgado no dia 17 de setembro pelo Ministério da Saúde mostra que a Campanha Nacional de Vacinação, encerrada no país no dia 14, registrou uma cobertura vacinal de 95,4% para a pólio e de 95,3% para sarampo. Mais de 4,4 mil municípios cumpriram a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, foram aplicadas no país 21,4 milhões de doses das vacinas (10,7 milhões de cada). Quinze estados atingiram a meta para as duas vacinas. Outros dois, São Paulo e Tocantins, conseguiram o índice na vacinação de pólio.

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, agradeceu o empenho de toda a população e profissionais de saúde para atingir a meta de vacinar o público-alvo da campanha. “O sucesso da campanha é responsabilidade de todos que entenderam a importância de mantermos elevadas coberturas vacinais para evitar que doenças eliminadas voltem a circular no país, como tem acontecido com o sarampo. A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças contra essas doenças”, enfatizou o ministro.

Os gestores têm até o dia 28 de setembro para informar no SI-PNI do Ministério da Saúde os dados de vacinação da campanha. Portanto, estados e municípios tem até esse período para buscar a meta da Campanha e vacinar as crianças de um a menores de cinco anos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.