Mobilização contra o tabagismo: Nova Friburgo vai promover atividade de combate ao vício
Mais de 60 pessoas participam de programa desenvolvido pelo município; ação antecipa celebrações pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo
26/08/22 - 14:45

O Dia Nacional de Combate ao Fumo será celebrado na próxima segunda-feira, dia 29. Em todo o país, diversas ações são realizadas no intuito de sensibilizar e conscientizar fumantes sobre a importância de abandonar o vício.
Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, não será diferente. Contudo, a atividade em alusão à data será antecipada. No domingo, dia 28, a equipe do Programa de Controle ao Tabagismo estará presente no 'Domingo de Lazer'. O evento acontecerá na Via Expressa, em Olaria, das 9h às 13h.
Na ocasião, os profissionais irão oferecer orientações para aqueles que querem se livrar do uso do tabaco através do programa da Secretaria Municipal de Saúde.
Atualmente, 68 pessoas recebem tratamento que é oferecido na Policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.
A assistência é realizada em grupos coordenados por profissionais de saúde, capacitados para executar as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde.
O tratamento é baseado na abordagem cognitivo-comportamental e na utilização de medicamentos, quando necessário.
Tabagismo e o Dia Nacional de Combate ao Fumo
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
Criada em 1986, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência da nicotina presente nos produtos à base de tabaco, como o cigarro, por exemplo, e esse é o maior agente dos cânceres de pulmão. Além de ser um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos.
Em 2022, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como tema “Tabaco: uma ameaça ao meio ambiente”.
A indústria do tabaco e o uso regular de cigarro pelos indivíduos acarretam também este outro agravante: prejuízo à natureza. Segundo a OMS, cerca de 600 mil árvores são cortadas para a produção do cigarro. Um estrago para o meio ambiente e a vida saudável de todas as pessoas.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.