Ministério da Saúde recomenda adiar vacinação contra a gripe em crianças
Campanha começou na segunda-feira, 23, mas continua para idosos e profissionais da saúde

O Ministério da Saúde recomendou que as secretarias estaduais e municipais de Saúde adiem a vacinação de crianças, como estava previsto na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, por prevenção à contaminação pelo novo coronavírus. A orientação aconteceu na terça-feira, 24.
A primeira etapa da campanha, que começou na segunda-feira, visa imunizar idosos e profissionais da saúde. As crianças também faziam parte do grupo da vacinação.
A orientação foi dada a fim de evitar filas e aglomerações nos locais de acesso, pelo cuidado aos idosos que se encaixam no principal grupo de risco e têm maior índice de mortalidade, de acordo com o Ministério da Saúde.
“A medida preventiva tem o objetivo de reduzir o contato dos idosos com crianças, já que estas são importantes transmissores e disseminadores das doenças respiratórias”, explicou a nota.
A partir do dia 16 de abril, os postos de saúde vão passar a receber as crianças e também os adultos que, segundo o Ministério da Saúde, devem aguardar para poderem se vacinar. Locais com alta incidência de outras doenças vão permanecer vacinando os adultos, conforme informou a pasta.
“Estados com circulação ativa do vírus de sarampo e febre amarela, por exemplo, é recomendada a continuidade da vacinação para as duas doenças e que estas estratégias ocorram de forma planejada afim de evitar aglomeração”, finalizou a nota.