MENU

Portal Multiplix

Ministério da Saúde recomenda adiar vacinação contra a gripe em crianças

Campanha começou na segunda-feira, 23, mas continua para idosos e profissionais da saúde

Por Redação Multiplix
25/03/20 - 11:33
Ministério da Saúde recomenda adiar vacinação contra a gripe em crianças Vacinação em crianças começa dia 16 de abril | Foto: Divulgação/Erasmo Salomão (Ministério da Saúde/Assessoria)

O Ministério da Saúde recomendou que as secretarias estaduais e municipais de Saúde adiem a vacinação de crianças, como estava previsto na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, por prevenção à contaminação pelo novo coronavírus. A orientação aconteceu na terça-feira, 24.

A primeira etapa da campanha, que começou na segunda-feira, visa imunizar idosos e profissionais da saúde. As crianças também faziam parte do grupo da vacinação.

A orientação foi dada a fim de evitar filas e aglomerações nos locais de acesso, pelo cuidado aos idosos que se encaixam no principal grupo de risco e têm maior índice de mortalidade, de acordo com o Ministério da Saúde.

“A medida preventiva tem o objetivo de reduzir o contato dos idosos com crianças, já que estas são importantes transmissores e disseminadores das doenças respiratórias”, explicou a nota.

A partir do dia 16 de abril, os postos de saúde vão passar a receber as crianças e também os adultos que, segundo o Ministério da Saúde, devem aguardar para poderem se vacinar. Locais com alta incidência de outras doenças vão permanecer vacinando os adultos, conforme informou a pasta.

“Estados com circulação ativa do vírus de sarampo e febre amarela, por exemplo, é recomendada a continuidade da vacinação para as duas doenças e que estas estratégias ocorram de forma planejada afim de evitar aglomeração”, finalizou a nota.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.