Mais rapidez e conforto: Cabo Frio passa a oferecer serviço de neuropediatria no município
Com oferta da especialidade pediátrica, pacientes não precisam mais se deslocar para outras cidades

Os moradores de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, que necessitarem de atendimento para neuropediatria não precisam mais se deslocar para outros municípios para receber o serviço de um especialista.
A partir de agora, as crianças que precisarem da especialidade pediátrica serão encaminhadas para o Posto de Assistência Médica (PAM) de Santo Antônio, em Tamoios, no segundo distrito, através dos postos de saúde por meio da Atenção Primária e Atenção Especializada.
Segundo a prefeitura, o paciente que antes demandava do atendimento era enviado para outra cidade que possuía a especialidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelo programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
O município revelou que futuramente o serviço também será oferecido em dois outros locais da cidade.
“Em breve, teremos o neuropediatra atendendo na Casa da Criança, no Jardim Esperança, e no Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, onde concentramos as especialidades pediátricas. Estamos trabalhando para a contratação de mais esse especialista na área central”, afirma Priscila Dantas, secretária adjunta de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde.
O que é esta especialidade médica?
A neuropediatria é o ramo da neurologia que se dedica ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. Devido às características do desenvolvimento infantil, a área médica tem importância no controle de doenças com comprometimento neurológico.
A atuação dos profissionais nesta especialidade engloba, além do tratamento, o acompanhamento e a prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças.
O especialista atua a partir dos anos iniciais do desenvolvimento, desde o período neonatal; possibilitando atenção especial em casos de epilepsia, paralisia cerebral, dores de cabeça e junto a crianças portadoras de deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou com distúrbios de aprendizagem e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
O Portal Multiplix perguntou à prefeitura sobre o número de atendimentos de neuropediatria realizados nos últimos meses em Cabo Frio e aguarda um retorno.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.