MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Junho Vermelho: Hemocentro de Nova Friburgo incentiva população a doar sangue

Unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30

Por João Pedro Aguiar Moreira
13/06/23 - 15:06
Junho Vermelho: Hemocentro de Nova Friburgo incentiva população a doar sangue Campanha 'Junho Vermelho' foi criada em 2015 e incentiva a doação de sangue | Foto: Reprodução/Assoc. Bras. de Linfoma e Leucemia (Abrale)

Neste mês de junho, uma campanha importante e solidária está em destaque em todo o país: o ‘Junho Vermelho’, focada exclusivamente na doação de sangue.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância desse gesto, o Hemocentro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, está, desde o início deste mês, incentivando a população a participar do movimento.

Ao Portal Multiplix, a prefeitura falou nesta terça-feira, 13, sobre a atual situação do estoque de sangue na unidade:

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo informa que houve uma crescente na doação de sangue de fator positivo, porém, ainda não é considerado confortável o cenário do estoque.

O Hemocentro presta atendimento ao município e também a outras 13 cidades vizinhas, além de fornecer apoio à rede particular de saúde.

Situado na av. Pres. Costa e Silva, nº 349, no Centro (ao lado do Hospital Municipal Raul Sertã), o Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.

Doar sangue é fácil

Para ser um doador, basta ter entre 16 e 60 anos (os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável), pesar mais de 50 quilos e estar saudável.

Também é importante estar bem hidratado e ter se alimentado adequadamente horas antes do processo, preferencialmente com refeições leves, evitando produtos lácteos ou alimentos gordurosos.

Quem não pode doar?

Alguns critérios de saúde impedem a doação de sangue, por exemplo:

  • Pessoas com algumas doenças, como hepatite, malária, Aids, doença de Chagas e Mal de Parkinson.

  • Pessoas que fazem uso de drogas ilícitas também são consideradas inaptas para a doação.

Há também fatores temporários que podem impedir a doação de sangue, como:

  • Estar grávida ou amamentando

  • Ter sofrido aborto ou ter passado por um parto recentemente.

  • Ter feito tatuagem em um período inferior a 12 meses.

  • Ter realizado endoscopia ou colonoscopia em menos de seis meses.

  • Ter apresentado sintomas de gripe ou Covid-19 em menos de 15 dias.

A importância da doação de sangue

O Ministério da Saúde informou que uma única bolsa de sangue doada pode ajudar até quatro pessoas em tratamento médico, seja em casos de emergências ou em cirurgias.

Saiba mais

Para mais informações sobre os critérios de doação ou dúvidas relacionadas ao processo, entre em contato com o Hemocentro de Nova Friburgo pelo telefone (22) 2523-8084.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.