MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hora da Prevenção! Dia D contra o sarampo e a poliomielite ocorre neste sábado

Veja os locais de vacinação na Região Serrana e quem deve procurar os postos de saúde

Por Redação Multiplix
17/08/18 - 14:28
Hora da Prevenção! Dia D contra o sarampo e a polio ocorre neste sábado As crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra sarampo e poliomielite neste sábado. | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Buscando prevenir e evitar uma epidemia no País, neste sábado, dia 18, será realizado o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A data é importante para aumentar a cobertura contra essas doenças e prevenir o aumento de casos de sarampo e a reintrodução da poliomielite. A campanha nacional vai até o dia 31 de agosto e todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independentemente da situação vacinal. A expectativa é imunizar cerca de 812 mil crianças.

Em Nova Friburgo, todos os postos de saúde dos municípios estarão de portas abertas ao longo do dia. Para a campanha foram distribuídas às prefeituras um milhão de doses de vacinas contra o sarampo e mais um milhão contra a poliomielite.

Em 2017, no estado do Rio, a cobertura vacinal contra o sarampo foi de 95% em crianças com menos de um ano e contra a poliomielite essa taxa ficou em 82%. Por isso, a importância do Dia D e demais fases da campanha para alcançar a meta de imunizar 95% do público-alvo.

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, para a proteção contra a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a famosa gotinha. Sobre o sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, além dos tradicionais cinco postos de saúde que fazem a imunização, outros dez postos da estratégia de saúde da família (ESF) se somam à campanha. Os cinco postos ficam no Suspiro, Olaria, Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo e funcionam no horário das 8h às 17h. Já as estratégias da saúde participam da campanha no horário das 9h às 16h e ficam em Lumiar, Vargem Alta, Stucky, Mury, Varginha, Amparo, Campo do Coelho, Centenário, São Lourenço e Riograndina.

Teresópolis

Em Teresópolis, o município já recebeu 20.600 doses do governo do estado para a campanha que ocorrerá em 19 unidades de saúde municipal. A meta é que 8.520 crianças sejam vacinadas, entretanto, o comparecimento aos postos tem sido baixo. Até o momento, apenas 722 doses foram aplicadas na cidade. “Independentemente da situação vacinal, as crianças devem ser levadas ao posto para tomar as vacinas contra poliomielite e sarampo”, ressalta a coordenadora do Setor de Imunização, Daurema Docasar.   O Setor de Imunização ressalta que as pessoas de outras faixas etárias podem ir a um posto de saúde para tirar dúvidas sobre a vacinação e atualização da caderneta vacinal, se for necessário.  O ‘Dia D’ da campanha vai contar com mutirão de imunização em PSF´s (Postos de Saúde da Família) e unidades básicas, de acordo com lista abaixo.

POSTOS DE VACINAÇÃO:

PSF Albuquerque

PSF Granja Guarani

PSF Beira Linha

PSF Araras

PSF Rosário

PSF Perpétuo

PSF Barra

PSF Pimenteiras

PSF Meudon

PSF Fonte Santa

PSF Quinta Lebrão

PSF Vargem Grande

PSF Venda Nova

PSF Granja Florestal

CES Várzea

Centro Materno Infantil

UBS Bonsucesso

UBS Vieira

UBS Água Quente

Poliomelite - A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os dois sorotipos do poliovírus 1 e 3. A vacina não tem contraindicações e é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina.

Sarampo - Este ano, 16 casos de sarampo foram confirmados no Estado do Rio de Janeiro, sendo 13 na cidade do Rio, dois em Duque de Caxias e um em Niterói. A Secretaria Estadual de Saúde vem trabalhando em parceria com os municípios, inclusive realizando vacinação de bloqueio. A proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses. Devem ser vacinadas as crianças a partir de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias, e adultos de até 49 anos que não tenham sido imunizados. Aqueles que tomaram as duas doses da vacina não precisam tomar nova dose.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.