Friburguenses relatam dificuldades em atualizar cadastro de vacinação em aplicativo
Confira a posição da Prefeitura de Nova Friburgo e do Ministério da Saúde a respeito do funcionamento do Conecte SUS
.jpg)
Moradores de Nova Friburgo, na Região Serrana, relataram dificuldades em atualizar dados da vacinação através do aplicativo “Conecte SUS”, do Ministério da Saúde, que registra toda a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Para entender o problema, a reportagem do Portal Multiplix buscou respostas sobre o funcionamento do sistema e como obter o certificado de vacinação com o Ministério da Saúde e a prefeitura.
Atualmente, o aplicativo tem sido bastante acessado, pois emite a Carteira Nacional Digital de Vacinação, permitindo que os brasileiros consultem todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada, entre elas, a da Covid-19.
O que diz a prefeitura
Questionada pela reportagem se existia alguma dificuldade em atualizar o sistema, a Prefeitura de Nova Friburgo destacou que “as informações da Campanha de Vacinação são repassadas ao Ministério da Saúde através do aplicativo e-SUS e que a única dificuldade em repassar os dados é a lentidão no lançamento por causa da ausência de informatização em todos os postos.”
“Qualquer friburguense pode retirar o certificado por meio do aplicativo, mas caso ainda não esteja com as doses lançadas na plataforma, o cidadão pode procurar a Atenção Básica de Saúde e a equipe de Coordenação de Imunização na Policlínica Dr. Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h”, declarou a prefeitura.
O Poder Executivo reiterou, em nota, que a informação de que recebeu um ultimato do Governo do Estado para atualizar os dados dos friburguense no Conecte SUS sob risco de não receber mais doses é falsa.
“Não procede a informação de que a Prefeitura recebeu um ultimato ou qualquer outra notificação que possa comprometer o recebimento de vacinas contra Covid-19. Na verdade, o documento trata-se de uma orientação ao município para atualização do cadastro de aplicação das vacinas, tendo em vista que o sistema do estado foi hackeado, ficando indisponível de atualizar algumas informações. A Secretaria Municipal de Saúde confirma o recebimento deste documento e informa que já encaminhou a resposta e que está adotando as medidas necessárias para que o lançamento dos dados seja agilizado”, afirmou o poder público.
O que diz o Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde informou ao Portal Multiplix, por e-mail, “que os estabelecimentos de saúde nos estados e municípios devem realizar o registro de dados da vacinação por meio de sistema de informação, devidamente integrado à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que é a base federal utilizada para alimentar as informações do Conecte SUS. Em até 72 horas, após o envio dos registros para a RNDS, as informações ficam disponibilizadas na plataforma.”
“A pasta esclarece que não existe nenhuma dificuldade no envio das informações para a RNDS, e que a equipe do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) está à disposição para auxiliar os estados e municípios no envio destes dados”, destacou o Ministério.
Como obter o certificado de vacinação
Com relação ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, a pasta ressalta que todos os brasileiros que já tomaram as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19 já podem fazer a emissão por meio do portal Gov.br, desde que o local de vacinação tenha feito o envio dos registros para a RNDS.
Já o cidadão que não tiver seu registro disponível no aplicativo em até 10 dias após a data da sua vacinação, segundo o Ministério da Saúde, pode procurar o local de vacinação ou a secretaria municipal de saúde de sua cidade para solicitar o registro e envio de seus dados à RNDS.
O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de qualquer pessoa visualizar, salvar e imprimir o seu certificado. Segundo o ministério “apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 como comprovante de vacinação.”
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.