MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburguenses relatam dificuldades em atualizar cadastro de vacinação em aplicativo

Confira a posição da Prefeitura de Nova Friburgo e do Ministério da Saúde a respeito do funcionamento do Conecte SUS

Por Matheus Oliveira
16/08/21 - 15:39
Friburguenses relatam dificuldades em atualizar cadastro de vacinação em aplicativo Aplicativo Conecte Sus permite que cidadão brasileiro imprima e valide o Certificado Nacional de Vacinação | Foto: Reprodução/Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Moradores de Nova Friburgo, na Região Serrana, relataram dificuldades em atualizar dados da vacinação através do aplicativo “Conecte SUS”, do Ministério da Saúde, que registra toda a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Para entender o problema, a reportagem do Portal Multiplix buscou respostas sobre o funcionamento do sistema e como obter o certificado de vacinação com o Ministério da Saúde e a prefeitura.

Atualmente, o aplicativo tem sido bastante acessado, pois emite a Carteira Nacional Digital de Vacinação, permitindo que os brasileiros consultem todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada, entre elas, a da Covid-19.

O que diz a prefeitura

Questionada pela reportagem se existia alguma dificuldade em atualizar o sistema, a Prefeitura de Nova Friburgo destacou que “as informações da Campanha de Vacinação são repassadas ao Ministério da Saúde através do aplicativo e-SUS e que a única dificuldade em repassar os dados é a lentidão no lançamento por causa da ausência de informatização em todos os postos.”

“Qualquer friburguense pode retirar o certificado por meio do aplicativo, mas caso ainda não esteja com as doses lançadas na plataforma, o cidadão pode procurar a Atenção Básica de Saúde e a equipe de Coordenação de Imunização na Policlínica Dr. Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h”, declarou a prefeitura.

O Poder Executivo reiterou, em nota, que a informação de que recebeu um ultimato do Governo do Estado para atualizar os dados dos friburguense no Conecte SUS sob risco de não receber mais doses é falsa.

“Não procede a informação de que a Prefeitura recebeu um ultimato ou qualquer outra notificação que possa comprometer o recebimento de vacinas contra Covid-19. Na verdade, o documento trata-se de uma orientação ao município para atualização do cadastro de aplicação das vacinas, tendo em vista que o sistema do estado foi hackeado, ficando indisponível de atualizar algumas informações. A Secretaria Municipal de Saúde confirma o recebimento deste documento e informa que já encaminhou a resposta e que está adotando as medidas necessárias para que o lançamento dos dados seja agilizado”, afirmou o poder público.

O que diz o Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou ao Portal Multiplix, por e-mail, “que os estabelecimentos de saúde nos estados e municípios devem realizar o registro de dados da vacinação por meio de sistema de informação, devidamente integrado à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que é a base federal utilizada para alimentar as informações do Conecte SUS. Em até 72 horas, após o envio dos registros para a RNDS, as informações ficam disponibilizadas na plataforma.”

“A pasta esclarece que não existe nenhuma dificuldade no envio das informações para a RNDS, e que a equipe do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) está à disposição para auxiliar os estados e municípios no envio destes dados”, destacou o Ministério.

Como obter o certificado de vacinação

Com relação ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, a pasta ressalta que todos os brasileiros que já tomaram as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19 já podem fazer a emissão por meio do portal Gov.br, desde que o local de vacinação tenha feito o envio dos registros para a RNDS.

Já o cidadão que não tiver seu registro disponível no aplicativo em até 10 dias após a data da sua vacinação, segundo o Ministério da Saúde, pode procurar o local de vacinação ou a secretaria municipal de saúde de sua cidade para solicitar o registro e envio de seus dados à RNDS.

O Ministério da Saúde disponibiliza, por meio do Conecte SUS Cidadão, a possibilidade de qualquer pessoa visualizar, salvar e imprimir o seu certificado. Segundo o ministério “apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 como comprovante de vacinação.”

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.