Estoques baixos reforçam a necessidade para a doação de sangue na Região Serrana

Número de bolsas coletadas vem diminuindo no inverno. Saiba os locais de coleta em Nova Friburgo e Teresópolis

Por Matheus Oliveira
12/07/18 - 11:41
Estoques baixos reforçam a necessidade para a doação de sangue na Região Serrana banco de sangue de nova friburgo. | Amanda Tinoco

Importante para ajudar a salvar vidas, a Doação de Sangue é um ato de solidariedade. Entretanto, com as temperaturas mais baixas neste inverno, a quantidade de doadores vem diminuindo e preocupam o setor de Saúde, que pode ter que suspender cirurgias, caso a situação se mantenha.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. No Brasil, são coletadas 3,7 milhões de bolsas de sangue por ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população.

A gravidade é tamanha, que, para se ter ideia, na última quarta-feira, dia 11 de julho, nenhum doador esteve no Hemocentro de Nova Friburgo e, com isso, nenhuma bolsa de sangue foi coletada. O Hemocentro de Nova Friburgo funciona de segunda a sexta, de 08 às 11h, e está situado na Avenida Presidente Costa e Silva, 349, no Centro. (Anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã). Para os interessados, mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2523-9000. Em Teresópolis, o Hemonúcleo fica na Rua Francisco Sá, 299, e abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.