MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cuidados com os pets! Veja dicas para fazer com que seu bichano não sofra com o verão

Cães e gatos necessitam de tratamento especial durante a estação mais quente do ano

Por Matheus Oliveira
09/01/19 - 11:24
Cuidados com os pets! Veja dicas para fazer com que seu bichano não sofra com o verão Gatos devem ter atenção especial para não sofrer durante o verão | Foto: Banco de Imagem

Com as altas temperaturas que vêm marcando as primeiras semanas de 2019, não são apenas os humanos que sofrem com o calor e precisam se proteger. Os animais também necessitam desses cuidados e, pensando nisso, o Portal Multiplix listou algumas dicas para cuidar dos pets durante a estação mais quente do ano.

Passeios e protetor solar

No verão, é fundamental evitar passeios em horários com sol a pino. O ideal para isso, tanto para os animais quanto para o dono, é que essas saídas ocorram no início da manhã e fim da tarde.

Caso vá sair com seu animal de estimação ou mesmo deixá-lo brincar no sol, é importante passar protetor solar, de uso veterinário, prioritariamente em volta dos olhos, em cima do nariz e nas orelhas.

Banho e Tosa

Durante a estação, recomenda-se dar vários banhos por dia nos cães e gatos para refrescá-los. Entretanto, os banhos não devem ser dados em quantidade excessiva, pois os produtos usados podem remover a gordura natural produzida pelo organismo dos bichanos e deixá-los com a pele frágil e ressecada, o que pode ocasionar vários problemas como alergias e infecções. Além disso, é importante tosar os animais e deixando com os pelos curtos.

Sapatinhos e queimaduras

Os sapatinhos devem ser abolidos no verão pois impedem a troca de calor através das patas e prejudicam os animais, mesmo que tal medida evite sujeira. E sempre é bom testar a superfície em que irá passear com o cão, pois, como a sensação de calor dos pets é maior que a nossa, isso pode gerar desconforto e queimaduras.

Água

Os cães bebem, em média, entre 40 ml e 60 ml por quilo que possuem. A hidratação torna-se mais importante durante e após caminhadas e exercícios praticados nos horários mais quentes do dia, ajudando a baixar a temperatura corporal e evitando hipotermia.

Parasitas

A elevação das temperaturas é propícia para o surgimento de parasitas como carrapatos e pulgas, que se desenvolvem em locais quentes e úmidos. Para evitar isso, é importante deixar as vacinas e medicações em dia.

Carros

Outra ação que pode e deve ser evitada é deixar cães ou gatos, mesmo que por pouco tempo, sozinhos em veículos. Isto porque ambientes fechados podem gerar problemas como estresse e insolação.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.