MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Covid-19: total de casos não representa o número real de infectados hoje

Com a recuperação ou óbito dos pacientes, quantidade de contaminados é menor do que o montante de confirmações nos boletins do estado, assim como os Friburgo e Teresópolis

Por Isadora Jaron
22/05/20 - 17:25
Covid-19: total de casos não representa o número real de infectados hoje Dados de óbitos e recuperados devem ser subtraídos do número total positivo | Foto: Banco de Imagem

O estado do Rio de Janeiro tem 32.089 casos confirmados do novo coronavírus até a tarde desta sexta-feira, 22. Mas, esses dados são acumulados desde o início da pandemia, assim como acontece em Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Os números são altos, mas não significam que o estado ou municípios apresentem, neste momento, a quantidade de confirmações gerais, apresentadas nos boletins.

Com 32.089 casos de covid-19 no estado, desde o início da pandemia, devemos diminuir o total de recuperados que, de acordo com o boletim de quinta-feira, 21, eram 26.843. Então, atualmente, o estado do Rio possui 5.246 pacientes com a doença.

“Os óbitos, porém, não são descontados desse total de confirmações. Eles são contabilizados a parte”, destacou a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em contato telefônico com o Portal Multiplix.

O estado do Rio registra até o momento, 3.412 mortes causadas pelo novo coronavírus.

Situação na Região Serrana

Já em Teresópolis, os óbitos já estão inclusos no total de confirmações de casos, assim como o número de pacientes que venceram o covid-19, segundo a prefeitura da cidade.

O município tem 577 casos confirmados desde o início da pandemia. Desses, 107 se recuperaram da doença e 18 morreram, até o boletim divulgado na última quinta-feira. Se subtraídos esses números, atualmente a cidade tem 452 pacientes com o coronavírus.

Em Nova Friburgo, também na serra fluminense, o total de casos confirmados, 137, inclui os pacientes recuperados da doença, 46, e os óbitos, que somam 13, de acordo com a prefeitura. Por isso, o município, atualmente, tem 78 pessoas com o novo coronavírus.

Diferenças nos números

Os sintomas do covid-19 podem aparecer entre o segundo e o 14º dia do contágio. Porém, a recuperação de cada paciente vai depender de seu quadro clínico e se possui comorbidades, conforme explicou a infectologista Patrícia Hottz, em entrevista ao Portal Multiplix, no dia 13 de maio. Isso explica, em parte, o motivo do número de recuperados nem sempre evoluir tão rápido quanto o de novos casos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.