MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Covid-19: cresce número de casos em Friburgo; ocupação de leitos aumenta na cidade

Teresópolis também registra alta; Fiocruz recomenda: 'Vacina no braço e máscara no rosto'

Por Nai Frossard
21/11/22 - 15:45
Covid-19: cresce número de casos em Friburgo; ocupação de leitos aumenta na cidade Casos de Covid-19 continuam crescendo | Foto: Reprodução/Marcelo Casal JR (Agência Brasil)

Pela primeira vez, a crise sanitária causada pela Covid-19 apareceu no exame do Enem desse ano.

A questão foi sobre o PCR, exame que ficou muito conhecido na pandemia pela sua capacidade de diagnosticar a doença. O tema da prova chegou num momento em que os registros dos casos positivos estão novamente em alta no país.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, somente nas duas primeiras semanas deste mês, o aumento foi de 600% - maior inclusive do que o registrado em todo o estado (que foi de 430%). De acordo com o boletim mais recente da Prefeitura Municipal de Friburgo, entre os dias 12 e 18, a cidade registrou 169 casos positivos.

Na semana anterior, foram 91 casos positivos e na semana entre os dias 29 de outubro e quatro de novembro, foram 12 casos. Entre a primeira semana do mês e o registro da semana passada, o aumento em Friburgo foi de 1.200%.

A ocupação dos leitos nos hospitais público e particulares na cidade também aumentou. No Hospital Municipal Raul Sertã, a taxa de ocupação está em 80% na enfermaria (de um total de 10 leitos) e 100% na UTI (de um total de 2 leitos).

O total de leitos de enfermaria ocupados no município, segundo o boletim, é de 32,50% (de um total de 40 ) e o total de leitos de UTI ocupados é de 45,45% (de um total de 11).

Vacinação

A prefeitura está aplicando a quinta dose da vacinação em imunossuprimidos acima de 18 anos, gestantes e puérperas que são imunossuprimidas, de segunda a sexta-feira.

A quarta dose está liberada para todos acima de 18 anos. As três primeiras doses estão disponíveis para a população acima de 12 anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha de imunização para crianças entre três e quatro anos foi suspensa e deve retomar na semana que vem.

A primeira dose para crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias (com comorbidades) segue sendo aplicada. A primeira e segunda doses estão sendo ministradas em crianças a partir de cinco anos.

A vacinação em Friburgo está sendo feita de segunda a sexta, das 8h às 16h, nos postos de saúde em Cordoeira, São Geraldo e Conselheiro Paulino. E das 8h às 18h, no Suspiro e em Olaria.

A pasta acrescentou que continua monitorando o cenário epidemiológico e pede a população para manter em dia o esquema vacinal disponível.

De acordo com a prefeitura, novas recomendações de prevenção podem ser editadas quando a situação municipal exigir.

O Ministério da Saúde recomendou, através de um documento, que estados e municípios retomem o uso de máscaras faciais e a higienização frequente das mãos com álcool em gel ou água e sabão.

O órgão ressaltou que a medida deve ser seguida, principalmente, “por indivíduos com fatores de risco para complicações da Covid-19 (em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades)”.

Também devem ser levadas em consideração as pessoas que tiveram contato com casos confirmados de Covid-19 e quem frequentar locais fechados e mal ventilados, com aglomeração e serviços de saúde.

Vacina e máscara

De acordo com o último Boletim InfoGripe da Fiocruz, o crescimento dos casos de Covid-19 corresponde a 47% dos resultados positivos para vírus respiratórios nas últimas quatro semanas. Com crescimento nas tendências de curto (últimas três semanas) e longo prazo (últimas seis semanas), esse indício está mais presente nas faixas etárias da população adulta.

O pesquisador Marcelo Gomes reforçou a importância da combinação de vacinação e uso de máscaras como ações de proteção. O coordenador do InfoGripe orientou que a população confira quantas doses já foram recomendadas para o seu perfil, considerando faixa etária e condições de saúde, para que o novo ciclo seja enfrentado com o maior nível de proteção possível.

A vacina é muito importante para diminuir o risco de agravamento, mas para evitar a transmissão é fundamental que a gente volte a utilizar boas máscaras em situações específicas.

Ele orientou a população a utilizar os equipamentos de proteção principalmente em transporte público, locais fechados e em situações com muita gente em um espaço relativamente pequeno. E enfatizou:

É vacina no braço e máscara no rosto.

Teresópolis

Como tem acontecido em todo o país, Teresópolis, também na Região Serrana do Rio, registrou aumento de casos da doença no município. Foram registrados 196 casos nos últimos sete dias. Todos os pacientes apresentaram sintomas gripais leves, sem nenhuma gravidade ou internação pela doença, de acordo com os dados da prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou a importância da vacinação e disponibiliza a vacina para Covid-19 em todas as unidades de saúde da cidade e do interior.

A vacinação acontece em todas as unidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Os postos do Programa Saúde na Hora também atendem aos sábados, de 8h às 12h (no Meudon, Rosário e Fonte Santa).

A testagem também está disponível em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. No Cemusa (São Pedro), a testagem é das 8h às 17h.

As unidades 24h (UPA, Dr. Eitel Abdallah e Bonsucesso) testam em qualquer horário, pacientes com sintomas graves.

A listagem com o endereço de todas as unidades de saúde do município pode ser encontrada no site da Prefeitura Municipal de Teresópolis.

Dados estaduais

Já o painel de monitoramento da Covid-19 no estado do Rio, pode ser conferido no site da Secretaria Estadual de Saúde .

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.