Cadê o Samu? Cinco meses após a entrega das ambulâncias, Friburgo continua sem o serviço
Veículos foram doados pelo governo do estado em março para implementação do sistema de atendimento em diversas cidades
.jpg)
Cinco meses após a entrega de três ambulâncias para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, ainda não existe uma data para que esse atendimento finalmente comece a funcionar no município.
A prefeitura, por meio de nota enviada ao Portal Multiplix, informou que segue com os trâmites junto ao governo do estado para adotar o sistema, que será custeado pelo estado pelo prazo de um ano.
De acordo com o governo municipal, os três veículos estão sendo utilizados desde o dia 20 de junho, pela Central de Ambulâncias, que fica nas dependências do Hospital Raul Sertã.
A prefeitura afirmou que além do transporte de pacientes, também são realizados atendimentos pelo telefone 192.
O Executivo ressaltou ainda que isso só foi possível graças ao Termo de Doação do Governo do Estado ao município:
Ele [o termo] autoriza o uso do bem doado em ações e serviços gerais voltados à promoção, proteção e recuperação da saúde dos munícipes.
A reportagem também entrou em contato com o governo estadual para saber sobre o andamento dos trâmites para implementação do Samu, bem como uma previsão para o início dos serviços em Friburgo, mas ainda não recebeu nenhuma resposta.
Os veículos foram entregues no dia 2 de março por meio do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte do projeto 'Samu 100% RJ', que vem disponibilizando mais de 240 ambulâncias para todas as 92 cidades fluminenses.
O Samu é o serviço que atende os casos de urgência e emergência. Ele foi criado em 2003 e faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências.
O serviço Samu 192 presta socorro à população nas residências, locais de trabalho e em vias públicas.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.