MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Brasil tem mais de 1.100 mortes por dengue em 2024; Estado do Rio de Janeiro segue em alerta máximo

Diversas cidades das regiões dos Lagos e Serrana registram óbitos pela doença; veja números em Friburgo, Teresópolis, Cabo Frio e Araruama

Por Alice Wandrofski
10/04/24 - 10:00 Atualizada em 10/04/24 - 15:04
Brasil tem mais de 1.100 mortes por dengue em 2024; Estado do RJ segue em alerta máximo Número de casos de dengue no Rio ficou dez vezes acima da média em março | Foto: Banco de Imagem

O governo federal divulgou nessa terça-feira, 9, que o Brasil registrou mais de 1.100 mortes em decorrência da dengue em 2024.

Em uma coletiva de imprensa na sede do Ministério da Saúde (MS), em Brasília, foram apresentados dados atualizados até esta terça. São 1.117 óbitos confirmados e mais 1.806 em investigação no território nacional.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, que estava no local, informou que há 13 estados em situação de estabilidade da incidência da dengue, entre eles, está o Rio de Janeiro.

Porém, o panorama divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) na última sexta-feira, 5, aponta que o cenário atual da dengue em território fluminense ainda é de emergência em saúde pública.

Segundo dados analisados pela SES-RJ, entre os dias 3 e 23 de março, o número de casos da doença estava dez vezes acima da média, o que estabeleceu o nível máximo de alerta no Rio, mantendo a situação de epidemia.

A superintendente de informação estratégica de Vigilância em Saúde do estado, Luciane Velasque, falou sobre o panorama da dengue nos próximos meses:

É importante a gente manter esse cuidado, principalmente nesses próximos meses, que seriam os meses que a gente estaria esperando um aumento de casos de dengue, embora a gente vê que teve uma antecipação dessa curva nesse ano.

O painel ‘Monitora RJ’ confirma que o estado tem 193.957 casos notificados de dengue, com 96 óbitos confirmados, até a manhã desta quarta-feira, 10.

Região Serrana

Em Nova Friburgo, a análise estadual aponta 1.153 infectados com duas mortes.

Mas, há uma diferença para o boletim municipal, que confirma 2.389 notificações da doença até essa terça-feira, 9. Sobre os óbitos, a prefeitura também registra dois, ambos do sexo masculino. Um com idade entre 60 e 69 anos e o outro na faixa etária de 70 a 79.

Além disso, a prefeitura informou em publicação nas redes sociais que:

Outras duas mortes seguem em investigação pela Comissão de Investigação de Óbito da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ). Um óbito suspeito por dengue já foi descartado.

Ao Portal Multiplix, o Executivo friburguense afirmou em nota nesta terça-feira, 9, que “o local com maior incidência é Olaria. Os demais casos estão em equilíbrio de ocorrência”.

Sobre as medidas que estão sendo tomadas na cidade, o governo municipal deu detalhes sobre o próximo ‘Dia D’:

A prefeitura, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, está realizando mutirões todos os sábados. Até o momento, já foram três em Olaria e o próximo será no bairro Cordoeira.

O município ainda afirmou à reportagem que “foram realizadas 23.648 visitas dos Agentes de Combate às Endemias (ACE)”, pela cidade.

A respeito da análise do cenário de infecção na cidade, a prefeitura disse que:

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde monitora as ocorrências de acordo com cada semana epidemiológica. Portanto, não há como prever o cenário futuro. Cabe a todos reforçar a prevenção.

Na cidade de Teresópolis, também na Região Serrana do Rio, o governo estadual confirma 798 casos de dengue, na manhã desta quarta-feira, 10.

Na parte da tarde, a prefeitura indicou 818 notificações.

O estado e o município confirmam duas mortes na cidade que, de acordo com o governo municipal, são de um homem com 65 anos e de uma mulher com 74.

A prefeitura falou sobre as medidas contra a doença que estão sendo realizadas na cidade:

Além da criação da sala de hidratação 24h na Unidade de Cuidados Intermediários em Saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro de São Pedro, para a recuperação plena dos pacientes que testaram positivo para a doença, os nossos agentes epidemiológicos estão nas ruas realizando o trabalho de orientação para moradores, prevenção e fiscalização de locais com possíveis focos da doença.

Região dos Lagos

Em Cabo Frio, o painel estadual informa 499 casos positivos, com dois óbitos confirmados. Os registros seriam de um homem com mais de 70 anos e de uma mulher que tinha idade entre 40 e 49.

Ao Portal Multiplix, a prefeitura confirmou o mesmo número de infecções pela dengue que o estado. Mas, em relação aos óbitos, o governo municipal falou o seguinte:

Na sexta-feira, 5, a Secretaria de Estadual de Saúde, responsável pela análise laboratorial dos casos de dengue, chegou a confirmar a segunda morte em decorrência da doença, em Cabo Frio. Contudo, no final do dia, a secretaria solicitou a retirada do óbito do relatório. Segundo o estado, as análises feitas, até o momento, não comprovaram que a morte do paciente foi em decorrência da dengue. Sendo assim, o caso continua sob investigação. A atualização do boletim de Cabo Frio, no site Monitora RJ, será realizada nesta quarta-feira, 10.

A reportagem perguntou ao governo municipal sobre as ações de prevenção que estão sendo realizadas em Cabo Frio, mas ainda aguarda resposta.

Os casos da doença em Araruama, também na Região dos Lagos do Rio, são 1.245 notificações de acordo com o painel ‘Monitora RJ’.

O estado confirma duas mortes pela doença na cidade, uma mulher com idade entre 20 e 29 anos e um homem com mais de 70.

Nas redes sociais, a Prefeitura de Araruama comunica que “o carro fumacê está passando semanalmente nos bairros com maior incidência da doença no município”.

Nesta quarta-feira, 10, a ação será em Itatiquara, na quinta, 11, na praça da Bandeira e na sexta, 12, será na localidade de Pontinha.

Sobre os dados emitidos pelo governo municipal, nós entramos em contato, mas ainda não tivemos retorno.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.