MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Após morte de criança, veja cuidados para prevenir febre maculosa; pets também podem ficar doentes

Bióloga da ONG SOS Vida Silvestre, de Cachoeiras de Macacu, Cecília Bueno explica como as pessoas podem contrair a doença

Por Matheus Oliveira
06/10/21 - 10:16
Após morte de criança, veja cuidados para prevenir febre maculosa; pets também podem ficar doentes Cão contraiu febre maculosa em Nova Friburgo | Foto: Gabriel Mello

A morte de uma criança de seis anos por febre maculosa, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, ocorrida em agosto, mas confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde no mês passado, gerou alerta em todo o estado do Rio de Janeiro sobre a necessidade de evitar novos casos da doença. Animais como capivaras, cavalos e até os cães podem ser afetados.

Para saber os cuidados a serem tomados, a reportagem do Portal Multiplix conversou com a bióloga da ONG SOS Vida Silvestre, de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio, e professora da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Cecília Bueno.

Cecília explica que, nos humanos, a febre maculosa é transmitida através da picada do carrapato-estrela infectado pela bactéria causadora da doença, e pode variar desde as formas clínicas leves até graves, com elevada taxa de letalidade.

Febre maculosa é transmitida para humanos por carrapatoFebre maculosa é transmitida para humanos por carrapato | Foto: Banco de Imagem

No Brasil, duas espécies de bactérias estão associadas a quadros clínicos da febre maculosa:

  • Rickettsia rickettsii - produz a doença mais grave registrada no norte do estado do Paraná e nos estados da Região Sudeste.

  • Rickettsia cepa Mata Atlântica – esta espécie tem sido registrada em ambientes de Mata Atlântica, produzindo quadros clínicos menos graves.

Cavalos e capivaras

Os animais geralmente hospedeiros de carrapatos, que podem conter uma dessas bactérias, são a capivara e o cavalo. De acordo com a bióloga Cecília Bueno, alguns cuidados podem evitar que isso ocorra.

“Em relação ao cavalo, é fundamental manter o pasto aparado o mais baixo possível, escová-los com frequência para eliminar os carrapatos maiores e cuidar também de outros animais domésticos que compartilhem o pasto", orienta.

"Existem medicações que ajudam, mas devem ser sempre receitadas por veterinários", complementa.

Ainda segundo Cecília, em relação às capivaras, é importante haver a preservação das matas ciliares (que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d'água e represas), que são locais de habitat desses animais. "Quanto mais conservada for a mata ciliar, menos carrapatos as capivaras terão. A mata conservada tem um controle natural destes organismos”, diz.

Carrapato-estrela pode ser encontrado em capivaraCarrapato-estrela pode ser encontrado em capivara | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Doença pode atingir os cães

Outro animal que pode abrigar o carrapato, contrair e transmitir a febre maculosa é o cachorro. Em Nova Friburgo, um cão que recebe cuidados da equipe de uma fábrica de óculos contraiu a doença, como explica o assistente administrativo Gabriel Mello.

"A gente começou a perceber que o nosso cachorro estava muito quieto, não queria comer e teve febre. Então, acionamos o veterinário, fizemos os exames e foi constatada a febre maculosa. Ele pegou a doença de um carrapato que estava em uma capivara. Para o tratamento, tivemos que fazer um acompanhamento diário com medicação. Mas agora, graças a Deus, ele está bem ", afirma Gabriel.

A bióloga Cecília Bueno explica que a febre maculosa não possui chance de se tornar uma epidemia, mas ela ressalta que algumas ações podem impedir que os humanos peguem a doença.

“Nos humanos, o carrapato portador da bactéria precisa ficar um tempo no corpo, em contato com o sangue para transmitir a bactéria. Assim, a atenção constante depois de circular pelo mato, com o corpo, verificando a presença de carrapatos evita o problema”, afirma.

Sintomas

A bióloga explica que os principais sintomas da febre maculosa são: febre alta, calafrios, dor no corpo, dor de cabeça, perda de apetite e cansaço.

Outros sintomas que podem surgir nas pessoas infectadas são náuseas e vômitos; diarreia; inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; gangrena nos dedos e orelhas; e paralisia dos membros, que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória.

Além disso, com a evolução da febre maculosa é comum o aparecimento de manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.

Tratamento

O período de incubação da doença, ou seja, da infecção até a manifestação dos primeiros sintomas, varia de dois a 14 dias.

Assim que surgirem os primeiros sintomas, é importante procurar uma unidade de saúde para avaliação médica. O tratamento é feito com antibióticos específicos e, em determinados casos, pode ser necessária a internação.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.