MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ações de conscientização no Dia Mundial Sem Tabaco serão realizadas em Teresópolis

Segundo a OMS, o uso do produto chega a matar mais de 8 milhões de pessoas por ano

Por Kessia Coutinho
30/05/22 - 09:50
Ações de conscientização no Dia Mundial Sem Tabaco serão realizadas em Teresópolis No Brasil, o tabagismo foi responsável por 161.853 mortes durante o ano de 2020 | Foto: Banco de Imagem

Todos os anos, o Dia Mundial Sem Tabaco é lembrado no dia 31 de maio. A data foi criada em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

Para reforçar que o tabaco pode trazer consequências fatais para quem faz uso do cigarro, por exemplo, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, serão promovidas nesta terça-feira, 31, várias ações para conscientização da população.

Com o apoio de diversos setores da Secretária Municipal de Saúde e alunos do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), os profissionais de saúde irão atender a população em unidades básicas de saúde, instituições de ensino e em outros locais da cidade.

Entre os serviços oferecidos estão: prevenção do tabagismo e doenças não transmissíveis, aferição de pressão, glicemia, orientação nutricional, saúde bucal, obesidade e pressão alta.

  • Praça Olímpica

Na praça Olímpica Luís de Camões, a ação será das 9h às 12h, com atendimento nutricional, odontológico, aferição de pressão e atendimento farmacêutico. Todos os atendimentos clínicos são voltados para o tabagismo, com orientação e avaliações rápidas.

  • Unidades Básicas de Saúde

Todas as unidades básicas de saúde da cidade e interior também terão equipes voltadas para este atendimento. Haverá rodas de conversa com pacientes e atendimento clínico voltado ao tabagismo.

  • Unidades de Ensino

Equipes do Programa Saúde na Escola (PSE) e estudantes dos cursos de medicina e enfermagem irão a escolas e creches para fazer trabalhos educativos de conscientização sobre a importância do controle do tabagismo. Também haverá encontros com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Cigarro pode matar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Só no Brasil, são 161.853 mortes anuais atribuíveis ao uso de tabaco, o que representa 443 mortes por dia. Este valor representa 13% do total dos óbitos que ocorrem anualmente no país.

Ainda segundo a OMS, o tabagismo é a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

Não só o cigarro convencional, como também o eletrônico tem causado diversos problemas de saúde. O pneumologista, Dr. Renato Abi-Ramia, explica que qualquer tipo de tabaco faz mal para a saúde:

Cigarro, cachimbo, narguilé, cigarro eletrônico, todos eles têm suas particularidades e podem levar à morte.

Os dados de um levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) indicam que o percentual de usuários de derivados do tabaco foi 12,8%, em 2019, sendo o percentual de fumantes passivos de 9,2%.

O pneumologista alerta também sobre os fumantes passivos, que são aqueles não fumantes, que convivem com pessoas que fumam em diferentes ambientes respirando as mesmas substâncias tóxicas:

Às vezes, a pessoa não fala com o médico ou não é perguntado se conviveu ou convive com pessoas que fumam. Está havendo um aumento de câncer de pulmão em não tabagistas, assim como as doenças cardiovasculares.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), quanto ao grupo de causas das mortes anuais atribuíveis ao tabagismo no Brasil: 37.686 correspondem à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; 33.179 às Doenças Cardíacas; 25.683 a outros cânceres; 24.443 ao câncer de pulmão; 18.620 ao tabagismo passivo e outras causas, 12.201 à pneumonia e 10.041 ao acidente vascular cerebral (AVC).

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.