MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Santa Maria Madalena está de parabéns!

Cidade da Região Serrana comemora 157 anos neste sábado

Por Juliana Guzzo
08/06/19 - 00:00
Santa Maria Madalena está de parabéns! Igreja Matriz Católica de Santa Maria Madalena, símbolo do município | Foto: Raniery Costa

O terceiro melhor clima do país está em festa! Orgulho dos moradores de Santa Maria Madalena, município da Região Serrana do Rio, o título veio de um estudo feito por cientistas alemães a serviço da Organização Mundial da Saúde, em meados da década de 60. Após análises do clima de várias cidades do Brasil, reconheceram que o clima é o 3º melhor do Brasil. Mas Madalena é muito mais do que clima e a terra da Dercy Gonçalves, o pequeno município tem muita história para ser conhecida e belezas naturais para serem exploradas.

História

As primeiras notícias sobre a região onde hoje é Santa Maria Madalena são de 1840, quando por ali passou o português Manoel Teixeira Portugal. Logo depois, se tem o relato das atividades de José Vicente, um mateiro, que à procura de escravos fugitivos desbravou as matas da região, fixando-se onde hoje se localiza a Igreja Matriz Católica.

Igreja que, segundo a lenda local, teve as terras cedidas em troca de uma espingarda de fabricação suíça ao padre Francisco Xavier Frouthé, que doou parte delas para edificação de uma capela em homenagem a Santa Maria Madalena, em cumprimento de promessa. Elevada à categoria de freguesia em 1855 e a de vila em 1861, se tornou cidade em 8 de junho de 1862 se desmembrando da cidade de Cantagalo, como os demais municípios da região.

Belezas naturais

Bi-ti-bi Flores

Outro local interessante para os visitantes é a Fazenda Minas Gerais, também conhecida como "Bi-ti-bi Flores", que além das belezas originárias é um importante centro de cultivo de flores ornamentais e produção de cachaça.

Doutor Loreti

No distrito Doutor Loreti os visitantes têm uma das mais belas vistas panorâmicas de serras, montanhas, vales e matas da região. A antiga estrada da linha de trem da cidade é um dos caminhos para chegar aos locais de observação.

Horto Florestal Santos Lima

O Horto Florestal Santos Lima, instalado nas proximidades da cidade é uma ótima opção para os amantes e estudiosos da natureza, que podem passar horas caminhando pelas trilhas naturais e curtir o que a natureza tem de melhor para oferecer. O visitante pode conhecer a flora e fauna da região no Centro de Visitação do Parque Estadual do Desengano, instalado dentro do Horto que tem grande parte do território no município de Santa Maria Madalena.

Parque Estadual do Desengano

O Parque Estadual do Desengano, localizado no Distrito Sossego do Imbé, abriga uma imensa variedade de plantas e animais nativos da Mata Atlântica, muitos deles raros e ameaçados, como o muriqui-do-norte, maior primata das Américas.

As montanhas de grande porte são outro destaque, sendo a mais conhecida a do Pico do Desengano. Há trilhas com todos os níveis de dificuldade e cachoeiras muito visitadas como a do Roncador.

Município de Santa Maria Madalena faz parte da Região Serrana do Rio de JaneiroMunicípio de Santa Maria Madalena faz parte da Região Serrana do Rio de Janeiro | Foto: Raniery Costa


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.