MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Rede Municipal de ensino terá novo livro sobre a história de Nova Friburgo

O livro pretende abordar questões que envolvem o local e o global, com base em referenciais históricos e o reconhecimento das localidades

Por Sara Schuabb
19/12/18 - 15:40
Rede Municipal de ensino terá novo livro sobre a história de Nova Friburgo Caminhos de Nova Friburgo é o novo livro didático de história que será trabalhado na rede municipal | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

As escolas municipais de Nova Friburgo terão, em 2019, um novo livro didático contando a história do município denominado Caminhos de Nova Friburgo. O livro será trabalhado com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e abordará questões como alfabetização cartográfica, que relaciona o local e o global e reconhecimento das localidades e seus limites, com base no referencial histórico de passado e presente.

Os capítulos foram pensados de forma que os textos ampliem o vocabulário e as informações. Ele começa com um capítulo sobre a escola, o endereço, o bairro, alcançando a cidade e a divisão do município em distritos.

De acordo com a autora, Alessandra Moraes da Rocha, a partir do projeto Nossa Friburgo com os Anos Iniciais, de 2016, desenvolvido pela Coordenação do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, houve a ideia de montar uma sequência de conteúdos para que professores e alunos tivessem acesso de forma didática.

“Em julho de 2016 fui chamada para escrever esses conteúdos, uma vez que sou professora de Geografia. Então, comecei a pesquisar livros de Ricardo Costa e Janaína Botelho e a tese de Rodrigo Marretto, na Biblioteca Municipal e na Fundação Dom João VI”, diz Alessandra.

A obra foi idealizada por Caroline Klein, que também foi a coautora e revisora pedagógica, e contou, ainda, com a participação de 15 colaboradores de diversas áreas.

A autora diz que o livro está destinado aos alunos do 3° ano do Ensino Fundamental, mas que se estende ao 9° ano pela amplitude de informações. No início de fevereiro, os professores do 3º ano devem receber capacitação para utilizar o novo livro em sala.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.