Raiva: sem vacinação para animais, Nova Friburgo disponibiliza doses para humanos
Município não realiza imunização de cães e gatos desde 2018; entenda

“Embora o ciclo da raiva urbana, mantido pelos cães, tenha sido eliminado no Brasil, casos esporádicos da doença em animais podem ocorrer. Isso porque a raiva em animais silvestres, principalmente em morcegos, persiste, e o contato com esses animais traz risco de transmissão de raiva para animais domésticos e para as pessoas". Esse foi o comunicado do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RJ) após o estado registrar o primeiro caso da doença em animais desde 1985.
O CRMV-RJ afirmou em nota ao Portal Multiplix que em maio encaminhou ofícios para o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e a Coordenação de Fiscalização de Produtos Veterinários (CPV) solicitando informações acerca do desabastecimento da vacina antirrábica no estado do Rio de Janeiro, bem como quanto à previsão de normalização do fornecimento do referido insumo.
Apesar da preocupação evidente de algumas classes, a falta de imunizantes permanece em muitas localidades.
Nova Friburgo disponibiliza doses para humanos
A Prefeitura de Nova Friburgo divulgou na última semana uma nota destacando que a vacina antirrábica é disponibilizada em livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Saúde Dr. Sílvio Henrique Braune, no Suspiro. Porém, para a imunização preventiva, através dos animais, a última campanha foi realizada em 2018.
De acordo com o Coordenador de Vigilância Ambiental de Nova Friburgo, Felipe Oliveira, em 2019, não houve imunização por falta de vacina; já em 2020, foi a falta de seringa que não permitiu a realização da vacinação.
“Com a vacinação contra a Covid-19, o país inteiro está com muita demanda de seringas, e com isso, acaba faltando esses utensílios. A previsão é que a entrega das seringas seja feita em outubro, e assim, aconteça a vacinação em área urbana”, disse.
Felipe Oliveira destacou que em 2018 foram vacinados 18.502 cães e 5.593 gatos, um total de 24.095. A meta é que a próxima campanha, em área urbana, seja realizada ainda neste ano e que sejam vacinados pelo menos 22 mil animais.
SES emite nota sobre a vacinação no município
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou ao Portal Multiplix, através de nota, que em 2019, o Ministério da Saúde não disponibilizou as vacinas para as campanhas, mas recebeu do ministério, em 2020, 2,1 milhões de vacinas antirrábicas animal.
Segundo o órgão, todos os imunizantes foram entregues aos municípios que vacinaram os animais com seringas próprias, já que as adquiridas pela SES só foram entregues no mês de dezembro de 2020.
A SES afirmou também que as seringas adquiridas foram destinadas à imunização contra a Covid-19. Já no ano anterior, em 2019, o Ministério da Saúde não disponibilizou as vacinas para as campanhas.
“A SES-RJ está em fase de nova aquisição de seringas, para repor as utilizadas pelos municípios, visando a campanha de 2021 a partir do mês de setembro", diz trecho final da nota da secretaria.
Vacina contra raiva em humanos
A raiva é uma doença grave causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central dos mamíferos, sendo fatal em quase 100% dos casos. Qualquer mamífero pode ser infectado e transmitir a raiva. A vacinação contra raiva em humanos é indicada quando há o contato com animais contaminados, através de mordida ou arranhões.
A vacina antirrábica age estimulando o organismo a produzir sua própria proteção contra a raiva, e por isso, pessoas que estão frequentemente em exposição ao vírus, como veterinários e fazendeiros, podem receber o imunizante antes ou após o contato com a doença.
No município de Nova Friburgo, o paciente é acolhido pela equipe de saúde da unidade mais próxima de sua residência, que irá avaliar o caso e montar um esquema de vacinação, a partir da coleta dos dados. Caso seja necessário, o infectado será encaminhado para o Hospital Municipal Raul Sertã para a aplicação de soro.