Projeto quer transformar Dunas do Peró em atrativo turístico de Cabo Frio
Local é considerado uma Área de Proteção Permanente, mas prefeitura pretende fomentar o turismo ecológico
%20-%20Foto%20Reprodu%C3%A7%C3%A3o%20Portal%20Multiplix.jpg)
O Parque das Dunas do Peró em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, pode se tornar um novo atrativo turístico da cidade. O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, informou que existe um projeto para atrair turistas e promover a atividade no espaço.
Segundo a prefeitura, o planejamento foi elaborado pela Secretaria de Turismo e pelo núcleo regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no Rio de Janeiro, mas também passará pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento para aprovação. Depois, o projeto será desenvolvido para fomentar o turismo nas Dunas do Peró.
"Neste momento é algo muito embrionário. Para que possamos desenvolver essa ideia, vamos aguardar a avaliação e aprovação dos órgãos responsáveis. Queremos realizar um turismo consciente e sustentável no local", disse Carlos Cunha.
Atualmente, o local está sendo utilizado sem qualquer regulamentação. No dia 6 de agosto, a Prefeitura de Cabo Frio emitiu um comunicado orientando sobre a proibição de veículos nas dunas da cidade. Assinado pelo secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, o documento é direcionado aos operadores de turismo.
De acordo com o texto, como as dunas são consideradas Áreas de Proteção Permanente (APP), fica proibido o tráfego de veículos nas areias até uma eventual normatização da atividade. Conforme a Lei Nº 12.651 de 2012, Área de Preservação Permanente é um espaço protegido, coberto ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, além de facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.
Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix