Prefeitura de Búzios faz campanha contra abandono e evasão escolar
Secretaria de Educação cria a Busca Ativa Escolar devido ao afastamento de estudantes durante a pandemia

O afastamento presencial dos estudantes dos espaços escolares durante a pandemia deixou a Prefeitura de Armação dos Búzios em alerta. Com o objetivo de tentar evitar essa prática, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Búzios está realizando a Busca Ativa Escolar.
Segundo a pasta, a ação propõe que a rede de proteção social seja fortalecida, estando atenta e atuante para que todas as crianças e adolescentes sejam atendidas pelas unidades escolares e demais administrações públicas, garantindo os direitos delas.
Em nota, a Secretaria de Educação declarou que os índices de abandono e de evasão nas escolas públicas em todo o nosso país têm aumentado drasticamente. A infrequência já impactava os estudantes mais vulneráveis antes da pandemia, e com a necessidade do afastamento físico, há o agravamento das desigualdades sociais e das situações de violência, levando a um aumento significativo da evasão escolar.
O ano letivo em Búzios já iniciou e as atividades pedagógicas estão sendo ofertadas por meio de apostilas impressas, que estão disponíveis para retirada nas unidades escolares. Elas são obrigatórias e garantem a frequência dos alunos. Caso não tenha registro de presença, pode caracterizar evasão escolar. O primeiro semestre termina no dia 30 de junho e ainda há tempo de regularizar a situação das apostilas.
A Prefeitura também informou que a população pode procurar a escola mais próxima, a Secretaria de Educação ou entrar em contato pelo WhatsApp (22) 99862-1812 caso conheça alguma criança ou adolescente que não esteja estudando. A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia está situada no Trevo da Ferradura, s/n (no prédio da Escola Municipal Emigdio Gonçalves Coutinho).