MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Portal da Transparência do Registro Civil indica 110 mortes por Covid-19 em Teresópolis e 89 em Nova Friburgo

Ferramenta virtual apresenta seção especial sobre o novo coronavírus, com base em informações de cartórios. Prefeituras divulgam menos casos.

Por Isadora Jaron
31/07/20 - 09:00
Divergência: Portal do Registro Civil indica 110 mortes por Covid-19 em Teresópolis e 89 em Friburgo Gráficos mostram dados de óbitos de 16 de março a 30 de julho | Foto: Reprodução/ Site Portal da Transparência do Registro Civil

O Portal da Transparência do Registro Civil é um site que disponibiliza dados estatísticos sobre nascimentos, casamentos e óbitos, além de outros conteúdos. Durante a pandemia do novo coronavírus, o site preparou uma seção para informar a população sobre as mortes causadas pela doença. Porém, os dados são divergentes, se comparados aos das prefeituras. Como no caso de Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana no Rio, por exemplo.

As atualizações feitas pelo Portal da Transparência são feitas com base nos registros de óbitos lavrados pelos Cartórios de Registro Civil. No site, a informação passada é que a ferramenta obedece os prazos legais para contabilizar as mortes.

“A família tem até 24h após o falecimento para registrar o óbito em Cartório que, por sua vez, tem até cinco dias para efetuar o registro de óbito e depois até oito dias para enviar o ato feito à Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), que atualiza esta plataforma”, destacou a informação no site.

Em Teresópolis, o último boletim atualizado na noite de quarta-feira, 29, mostra 81 óbitos registrados por Covid-19, desde o início da pandemia. Entretanto, no Portal da Transparência do Registro Civil, de 16 de março a 30 de julho de 2020, o município apresenta 110 mortes por coronavírus.

O Portal Multiplix entrou em contato com a prefeitura. Segundo a assessoria de imprensa, “a Secretaria Municipal de Saúde informa que o Portal da Transparência registra todos os óbitos suspeitos ou confirmados de Covid-19, de acordo com as anotações dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. Porém, a investigação epidemiológica feita após o registro é que confirma ou afasta o diagnóstico de Covid-19”, diz a nota.

Sobre a diferença dos casos, a prefeitura informa que “até o boletim da terça-feira, dia 28 de julho, Teresópolis tinha 81 óbitos confirmados e 10 em investigação. A Secretaria de Saúde calcula que os demais casos tenham sido descartados da etimologia da Covid-19 e, por isso, não constam da contagem oficial do município”, completou a nota.

Já no município de Nova Friburgo, a prefeitura informa que, de acordo com o último boletim do dia 29 de julho, 66 óbitos foram confirmados desde o início da pandemia. Segundo o Portal da Transparência do Registro Civil, no mesmo período de 16 de março a 30 de julho, foram registradas 89 mortes. A diferença é de 23 casos.

O Portal Multiplix também entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Nova Friburgo, mas até a publicação da reportagem não teve resposta.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.