MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Poeta Victorino Carriço será homenageado em cidades da Região dos Lagos do Rio

Nesta semana, o “Santinho” completaria 110 anos; confira a programação

Por Déborah Carvalho
27/07/22 - 11:15
Poeta Victorino Carriço será homenageado em cidades da Região dos Lagos do Rio Victorino Carriço compôs diversas músicas, como os hinos de Arraial do Cabo e Cabo Frio | Foto: Arquivo Pessoal

O poeta Victorino Carriço, natural de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, completaria 110 anos nesta sexta-feira, dia 29, e mostra que permanece vivo na memória dos admiradores de sua obra.

Seus hinos, as canções, o luar e a poesia do poeta serão lembrados nesta semana em Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro.

Considerado um ícone da cultura e da política, Victorino deixou um importante legado. Publicou os livros “Mar e Amar”, “Vidas Mortas” e “Se Voltares”.

O “Santinho”, como era conhecido, compôs também os hinos do Colégio Franciscano Sagrado Coração de Jesus, dos municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, além de dezenas de músicas.

Nascido na Ponta do Ambrósio, o poeta foi delegado de polícia, banqueiro e vereador, sendo o mais votado de Cabo Frio em 1973, quando ocupou a presidência da Câmara Municipal, que abandonaria mais tarde. Ele também foi um dos fundadores da Academia Cabo-friense de Letras.

Victorino Carriço pertenceu a 34 associações culturais, algumas no exterior, como Itália, Argentina, Uruguai, França, Espanha, República Dominicana e México.

Sua obra e sua figura marcante também ficaram eternizadas em ruas e praças que receberam o seu nome em vários municípios da Região dos Lagos.

Em reconhecimento à importância do poeta para a Região dos Lagos, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) concedeu a ele a maior honraria, a Medalha Tiradentes ‘post mortem’ em 2015.

“Meu avô era um apaixonado pela Região dos Lagos e transformava em poesia tudo o que via. Cada hino, música, poesia, tudo foi escrito com a grandeza da alma de um poeta e compositor. Victorino Carriço deixou um legado cultural imenso e tenho muito orgulho disso. Vamos homenageá-lo sempre. Ele merece”, declarou a neta Fernanda Carriço, que cuida da obra do avô.

“Vamos cantar as músicas dele, celebrar essa existência que nos enche de orgulho”, disse Junior Carriço, o neto músico que interpreta as canções de Victorino Carriço.

Poesia na essência

A poesia fez parte dos seus dias até os últimos anos de vida. Da janela de sua casa, o "Santinho" dedicava versos a quem passava na rua, mesmo quando já estava acamado.

O poeta morreu em 2003, aos quase 91 anos.

Seus amigos, familiares e admiradores poderão apreciar suas composições nas celebrações que acontecerão em Arraial do Cabo, Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.

Confira a programação:

  • Arraial do Cabo

Dia 28/07, quinta-feira - homenagem no cinema municipal, às 18h.

Dia 29/07, sexta-feira - homenagem na Câmara Municipal, com hasteamento da Bandeira e execução do hino da cidade, de sua autoria.

  • Cabo Frio

Dia 29/07, sexta-feira - apresentação do músico Júnior Carriço, neto de Victorino, e recital de poesia, na Praça Gentil Gomes de Faria, Passagem, a partir das 18h.

A prefeitura também preparou um material audiovisual em homenagem ao poeta e vai veicular nas redes oficiais do município.

  • São Pedro da Aldeia

A Secretaria de Cultura produziu um vídeo com a participação dos netos do poeta, Fernanda Carriço e Júnior Carriço, que falaram sobre seu avô e cantaram a canção "Voltei ao Baixo Grande", dedicada ao bairro onde ele nasceu e viveu até sua juventude. O vídeo será veiculado nas redes sociais e site da Prefeitura.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.