MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Pilates ajuda a aliviar sintomas que atingem pelo menos 65% das brasileiras na TPM

Atividade física contribui para o alívio das dores e bem-estar feminino

Por Ana Blue
27/09/18 - 09:21
Pilates é aliado na batalha do período menstrual Foto: Banco de Imagens

De acordo com dados da pesquisa Dismenorreia e Absenteísmo no Brasil (Disab), realizada pela empresa MedInsight, ao menos 65% das mulheres brasileiras sofrem com cólica menstrual. A dor é provocada pelo aumento na liberação de prostaglandina, uma substância que contrai o útero e elimina a mucosa do endométrio em forma de sangramento.

O incômodo, para muitas mulheres, é suportável; mas, para outras, chega a ser incapacitante. A boa notícia é que o pilates está entre os muitos exercícios físicos que podem ajudar a diminuir esse mal. Muitos ginecologistas indicam atividades específicas para aliviar as dores, de modo que não se comprometa a rotina da mulher que, em alguns casos, atinge também costas e pernas, além de causar queda de pressão, dores de cabeças e enjoos. Para quem evita a alopatia e procura soluções menos agressivas, o pilates é uma das indicações.

Durante o período menstrual, a atividade realizada no abdômen, que é o centro de força, ameniza as dores – desde que se tenha atenção com a intensidade e o controle da respiração. Os exercícios oferecidos pelo pilates trabalham o funcionamento dos órgãos pélvicos e extrapélvicos, adequando o metabolismo e o fluxo sanguíneo. A técnica trabalha, ainda, a força, a flexibilidade e o alongamento.

Para fechar, o pilates é reconhecido por colaborar com o bem-estar mental, ou seja, um poderoso aliado também para mulheres que, além de sofrerem com a dor, passam por alterações no humor, como estresse, tristeza, nervosismo e fadiga, nos dias que antecedem a menstruação.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.