Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Novo sistema ‘Alerta Pri’ ajuda a localizar crianças e adolescentes desaparecidos via SMS

Mensagem são enviadas pela Polícia Civil com fotos e informações de vítimas no estado do Rio

Por Kessia Coutinho
29/03/22 - 15:55
Novo sistema ‘Alerta Pri’ ajuda a localizar crianças e adolescentes desaparecidos via SMS No ano passado, foram registrados 371 casos de pessoas até 17 anos desaparecidas | Foto: Reprodução/Tânia Rêgo (Agência Brasil)

Começou a funcionar nesta semana em todo o estado do Rio de Janeiro, o ‘Alerta Pri’, um sistema de SMS por telefone, que ajuda a localizar crianças e adolescentes desaparecidos.

O programa foi criado pelo governo do estado, por meio das secretarias de Polícia Civil e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com base na lei nº 9.182.

A ferramenta é utilizada para enviar mensagens de texto direto da Secretaria de Polícia Civil aos telefones das pessoas cadastradas para receberem o serviço.

Na mensagem aparecem: nome, idade, características físicas, local de desaparecimento e outras informações pertinentes da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA).

De acordo com a delegada titular da DDPA, Elen Souto, o objetivo é alcançar o maior número de pessoas.

Temos o objetivo de alcançar cerca de 3 milhões de usuários do serviço de telefonia móvel. A sociedade civil pode nos ajudar neste trabalho a partir do cadastramento para que possam receber este alerta.

O serviço vai ajudar a delegacia a agir rapidamente quando esse tipo de crime for registrado no sistema.

Em todo o estado do Rio, em 2021, foram registrados 371 casos de pessoas desaparecidas na faixa etária entre 0 e 17 anos. Destes, 324 foram localizados, de acordo com a Polícia Civil.

Dados nas regiões Serrana e dos Lagos

Nas cidades serranas, foram registrados 75 casos de pessoas desaparecidas em 2020. No ano passado, 83 registros foram feitos. Já nos primeiros dois meses deste ano, 25 pessoas foram dadas como desaparecidas.

Esse número é ainda maior na Região dos Lagos. Em 2020, foram somados 174 casos de desaparecidos. Em 2021, esse número subiu para 177. Neste ano, foram registrados 34 casos em janeiro e fevereiro.

Esses números do interior do Rio fazem parte de um levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ).

Serviço inspirado em Priscila Belfort

O ‘Alerta Pri’ homenageia Priscila Belfort que desapareceu há 18 anos. Priscila é irmã do lutador de MMA, Vitor Belfort.

O sistema foi idealizado pela mãe, Jovita Belfort, que atualmente é superintendente de Prevenção e Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas do Estado do Rio, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Para ela, esse serviço pode significar uma esperança para as famílias que estão à procura de alguém.

“Cada hora e cada dia são importantes quando estamos buscando um familiar desaparecido. A criação do Alerta Pri traz uma contribuição muito grande nessa luta, pois permite que as informações sobre os desaparecidos cheguem, rapidamente, muito mais longe. Esse é um passo muito importante no estado do Rio. O lançamento dá esperança de um reencontro”, explica Jovita.

Ideia do projeto é de Jovita Belfort, mãe de carioca desaparecida desde 2004 Ideia do projeto é de Jovita Belfort, mãe de carioca desaparecida desde 2004 | Foto: Reprodução/Tânia Rêgo (Agência Brasil)

Como funciona

Toda vez que uma criança ou adolescente desaparecer no estado do Rio e o registro for feito em uma unidade distrital ou especializada, a DDPA emitirá um informe às operadoras de telefonia.

Assim, o alerta será enviado para os números de celulares. Quem tiver interesse em receber o alerta terá que se cadastrar enviando um SMS para o número 55190 com o CEP de onde mora.

Veja outras notícias das regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.