Nova Friburgo tem programação para marcar o Dia da Visibilidade Trans
Atividade é organizada pela prefeitura, por meio do Centro de Cidadania LGBT - Hanna Suzart, nesta terça-feira, 28

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, terá programação para marcar o Dia da Visibilidade Trans, comemorado no dia 29 de janeiro, quarta-feira. Contudo, a programação local, que é organizada pelo Centro de Cidadania LGBT - Hanna Suzart, está prevista para a tarde desta terça-feira, 28.
A data, nacionalmente conhecida, tem o objetivo de visibilizar as questões das pessoas travestis, de homens e mulheres transexuais no contexto das políticas públicas e garantia de direitos.
A coordenadora do Centro LGBT, Silvia Furtado, comentou que a importância desse momento está na celebração das conquistas, pela luta de existência e de respeito.
“Ainda não é uma lei, mas é assegurado que essas pessoas não podem sofrer preconceito e que a LGBTfobia é crime. O nosso espaço é um disseminador dessa cultura, sempre pautada na educação e em valores para a vida. Para isso existe o Centro LGBT, para ser uma ponte para a cidadania. Muitos chegam aqui sem se sentir respeitados e não tem acesso a sua cidadania. É o mínimo poder ir ao posto de saúde, estar em uma sala de aula, são direitos básicos rompidos que não são mais aceitos”, afirma Silvia.
Para marcar a ocasião, o Encontro Regional da Visibilidade Trans 2020 será realizado nesta terça, das 14h às 17h, na sede do Centro de Cidadania LGBT Serrana – Hanna Suzart, que fica na av. Alberto Braune, 223 – Centro.
Número de assassinato de travestis e transexuais sobe em janeiro
De acordo com dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o número de assassinatos de travestis e transexuais no Brasil aumentou 180% de 2019 para 2020.
No mesmo período do ano passado, entre 1º e 24 de janeiro de 2019, foram registrados 5 assassinatos de pessoas trans. No mesmo período de 2020, são 14 registros segundo o Mapa dos assassinatos de pessoas trans da Antra.