MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo inscreve para editais da Lei Aldir Blanc homenageando artistas locais

Edital para apresentações artísticas online homenageia o artista e performista urbano Nelmo Ricardo. Inscrições vão até dia 21 deste mês

Por Redação Multiplix
19/11/20 - 16:47
Nova Friburgo inscreve para editais da Lei Aldir Blanc homenageando artistas locais Nomes de editais e chamadas públicas para repasse dos recursos emergenciais homenageiam artistas e expoentes do setor | Foto: Banco de Imagem

A cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, abriu inscrições para o repasse de recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (14.017/2020), seguindo o calendário estabelecido pela Secretaria de Cultura, em conjunto com o Conselho Municipal de Política Cultural homenageando, através dos nomes dos editais e chamadas públicas, artistas e expoentes do setor na cidade.

As inscrições para a chamada pública 03/2020 ocorre até o próximo sábado, dia 21 de novembro, e homenageia o artista e performista urbano Nelmo Ricardo.

A chamada ocorre para apresentações artísticas/culturais online das mais diversas linguagens. As inscrições podem ser feitas através do site cultura.novafriburgo.rj.gov.br.

O grupo de trabalho, composto por representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além da sociedade civil organizada, debateu e deliberou homenagear “in memoriam” nomes expressivos do meio artístico friburguense.

São eles: o ator performista Nelmo Ricardo Martins Dias; a cantora, compositora e multi-instrumentista Heloísa Orosco Borges da Fonseca (Luhli); o pintor e escultor autodidata Francisco do Couto; o músico e cantor André Henrique de Souza (‘Nego Dé’) e o produtor e ativista cultural Júlio César Seabra Cavalcante (Jaburu).

Eles dão nome aos editais e chamadas públicas, a exemplo de Aldir Blanc, o jornalista e compositor carioca que também foi homenageado com o nome na Lei, por ter sido uma das vítimas fatais da Covid-19.

Nelmo Ricardo

Nelmo Ricardo Martins Dias, nasceu em 18 de setembro de 1961, em Nova Friburgo, e iniciou no teatro como todo jovem idealista.

Ele começou na atividade no Grupo de Promoção Humana (GPH - Cônego). Foi caixa de banco, sócio de livraria, de restaurante de comidas alternativas, de brechó e, finalmente, de um espaço cultural que, infelizmente, não chegou a inaugurar.

Inventivo, imprimiu às ruas da cidade o colorido de seus personagens. Divertia crianças, adultos e idosos com suas singelas criaturas.

Nos palcos de teatros nos anos 1980/90, teve muitas e grandes atuações (“Toda nudez será castigada”, “Cabaret Valentin”, “Drape e Pau” e “Procurando uma história”), além dos filmes “O rapto das cebolinhas” e “Limpim”.

Generoso com pessoas e animais, alma pura e grande coração, faleceu em 27 de janeiro de 2013.

Prazos e obrigações

O secretário Municipal de Cultura, Mário José Bastos Jorge, alerta que os interessados precisam ler atentamente os documentos, que totalizam cinco editais e chamadas públicas.

“Neles também existem prazos e obrigações as serem atendidos. Pedimos às pessoas que fiquem atentas a esses detalhamentos”, diz o secretário, acrescentando ainda que a Secretaria de Cultura está à disposição, através de seus canais, para esclarecimentos de quaisquer dúvidas.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.