MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo ganha unidade do Degase com capacidade para receber 50 jovens infratores

O espaço vai contar com a oferta de cursos gratuitos através de uma parceria com a Faetec

Por Redação Multiplix
11/09/19 - 14:27
Nova Friburgo ganha unidade do Degase com capacidade para receber 50 jovens infratores Degase irá atender jovens infratores entre 12 e 18 anos | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

A cidade de Nova Friburgo recebeu, na manhã da última terça-feira, dia 10 de setembro, uma unidade de internação do Novo Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), no distrito de Conselheiro Paulino. A nova unidade (Cense Dr. Antonio Elias Dorea de Araújo Bastos) tem capacidade para abrigar 50 jovens infratores, entre 12 e 18 anos, atendendo a Região Serrana.

Foi assinado, também, o termo de parceria que estabelece convênio com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que ofertará 200 vagas de diferentes cursos para a nova unidade. O secretário de educação do Estado, Pedro Fernandes, falou sobre a importância dos cursos profissionalizantes na ressocialização dos jovens.

“É imprescindível o menor que está cumprindo medida socioeducativa ser preparado para ingressar no mercado de trabalho para que não volte a cometer crime, e é através dos cursos profissionalizantes e da cultura que vamos tornar isso possível. Esse desafio é nosso e vamos dar todas as condições possíveis de ressocialização aos jovens do Degase para tornar isso uma realidade”, disse o secretário.

Segundo o diretor-geral do Degase, Marcio Almeida Rocha, a unidade vai atender adolescentes de municípios com baixo histórico de violência; isso evitará a coabitação com jovens oriundos de regiões mais violentas, além de possibilitar a família maior convívio com os adolescentes.

“A unidade vai possibilitar não só a melhoria no atendimento aos internos, como, também, facilitará a presença dos familiares nas visitas, em reuniões com os professores da escola estadual que funcionará exclusivamente para atender os adolescentes, além de participar de encontros com as assistentes sociais de referência dos jovens. Tenho plena convicção de que está unidade servirá de modelo para as demais unidades de internação do Estado” explicou Rocha.

O espaço conta com área de aproximadamente cinco mil metros quadrados e é voltado para internação, internação provisória e acautelamento exclusivo de adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 18 anos. A estrutura conta com o Colégio estadual Golfo Cândido da Silva, sala de leitura/biblioteca, cursos profissionalizantes, horticultura, aulas de jiu-jitsu, basquete, futsal e oficina de xadrez.

O Degase atende às normas do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), e os internos deverão ser separados por critérios de idade, compleição física e gravidade da infração.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades como o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes; o secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira; o presidente da Faetec, Romulo Massacesi; o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo; e representantes da polícia militar, marinha e exército.

Convênio com a Faetec  

Foi assinado um termo de parceria entre o Degase e a Faetec que beneficia todas as unidades de internação com cursos profissionalizantes. O convênio inicia com oferta de 200 vagas para a nova unidade de Friburgo, com o objetivo de preparar os adolescentes para retornarem ao convívio com a sociedade. O intuito é dar condições para que eles conquistem uma vaga no mercado de trabalho ao saírem da instituição.   Serão ofertados cursos de auxiliar de eletricista e instalador predial de baixa tensão, empreendedorismo, pacote office, windows, redes sociais e tecnologias digitais de informação e comunicação.

Fora os cursos da Faetec, o Degase também oferecerá curso de teatro, promotor de vendas, vendedor, pintor de obra, encanador e carpinteiro. 

Além da assinatura do termo de Parceria, também será inaugurada a Sala de Leitura do CENSE de Friburgo em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.