VÍDEO: pesquisadores registram grupo com mais de 200 golfinhos em Arraial do Cabo
Projeto ‘Mar de Baleias’ vem avançando nos estudos da megafauna marinha do município

Pesquisadores do projeto Mar de Baleias, em parceria com o Laboratório Ecomar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), estão avançando nos estudos sobre a megafauna marinha presente na Reserva Extrativista (Resex) em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.
Nesta semana, profissionais da área tiveram a oportunidade de encontrar um grupo com mais de 200 golfinhos nariz de garrafa que transitava pelas águas cabistas.
Vários registros foram feitos pelos especialistas, que estão monitorando a presença desses animais da região, veja abaixo:
Segundo a prefeitura, utilizando tecnologia avançada, eles recolheram uma amostra biológica de pele e gordura do animal para traçar o DNA de cada indivíduo, assim como o comportamento e o número de espécies.
Pesquisa é realizada a bordo de uma embarcação de controle e fiscalização federal | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo
Ainda de acordo com a administração municipal, essas pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por eles desempenham um papel crucial na compreensão e conservação da vida marinha, não só da cidade, mas de toda a costa.
Além disso, o projeto, que conta com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), promove a conscientização sobre a importância da preservação, de práticas sustentáveis e a proteção eficaz, explicou o governo municipal nas redes sociais.
Ideia é fomentar estudos sobre esses animais na região | Foto: Divulgação/Prefeitura de Arraial do Cabo
O projeto ‘Mar de Baleias’ foi criado pela Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio da Funtec Ambiental, visando desenvolver parcerias com universidades e pesquisadores de cetáceos.
A ideia é fomentar estudos sobre esses animais em nossa região. Em especial, o monitoramento de espécies pouco estudadas, como a baleia de bride, uma das visitantes mais frequentes na região.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!