VÍDEO: Lobo-guará é flagrado em reserva ecológica no município de Cachoeiras de Macacu
O animal, maior canídeo da América do Sul, de patas longas e pelo avermelhado, tem aparecido com mais frequência na região, segundo o Inea
Nos últimos dias, um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) foi flagrado em uma armadilha fotográfica na Reserva Ecológica de Guapiaçu, a Regua, Reserva Particular do Patrimônio Natural, reconhecida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
As imagens foram capturadas pelos ambientalistas Juran Santos e Izar Aximoff.
Confira abaixo o registro do animal dentro da reserva, localizada em Cachoeiras de Macacu:
O lobo-guará está na categoria de animal vulnerável pela lista vermelha do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e em risco de extinção.
Os fatores que mais prejudicam a espécie são: atropelamentos, caçadores e a degradação do habitat natural, devido a ações humanas, inclusive com a expansão de áreas agrícolas e urbanas.
Por isso, a divulgação e a política de preservação do animal são tão importantes para a melhoria da estabilidade da biodiversidade local.
O presidente do Inea, Philipe Campello, informou que o aparecimento dos lobos-guarás são importantes para a manutenção do ecossistema:
Temos observado recentes os registros do lobo-guará no território fluminense, o que é um ótimo sinal de que há um aumento no equilíbrio de biodiversidade por aqui. Os órgãos ambientais estaduais, com suas unidades de conservação e projetos, estão empenhados em promover um habitat cada vez mais saudável e convidativo para esta e outras espécies.
Lobo-guará na região
Em agosto deste ano, um drone registrou a presença de um animal dessa espécie na região de Campestre, no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Segundo o Inea, o Brasil concentra 90% de exemplares da espécie e, apesar de ser típico do Cerrado e dos Pampas, cada vez mais, a população de lobos-guarás está crescendo na Mata Atlântica.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.