MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Quase 100 aves silvestres são resgatadas neste ano em Friburgo, Teresópolis e Cachoeiras

Ações da polícia ambiental vem se tornando frequentes na região

Por Matheus Oliveira
10/11/21 - 16:28
Quase 100 aves silvestres são resgatadas neste ano em Friburgo, Teresópolis e Cachoeiras Só em Nova Friburgo, 29 pássaros silvestres foram resgatados de cativeiro na última semana | Foto: Divulgação/Disque Denúncia

Os policiais militares da Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) do Parque Estadual dos Três Picos fizeram o resgate de 29 pássaros em um cativeiro localizado em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, na última semana.

Nos dois meses anteriores, outras apreensões já haviam ocorrido na cidade e também em municípios vizinhos.

Situações como essas, infelizmente, se tornaram frequentes na região.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), responsável pelo Parque Estadual dos Três Picos, informou à reportagem, através de dados repassados pela UPAm, que ao longo de 2021 foram resgatadas 99 aves silvestres mantidas em cativeiros nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Teresópolis e Nova Friburgo.

Penalidades

Quem for flagrado com a guarda desses animais silvestres pode responder por crime ambiental.

O Inea destaca que de acordo com a lei nº 9.065/1998, “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida está sujeito a detenção e multa”.

A pena prevista por lei é de detenção de seis meses a um ano.

Ocorrências

A ocorrência mais recente foi no dia 3 de novembro, quando ocorreu o resgate de 29 pássaros no centro de Nova Friburgo.

Na casa, conforme relato da Polícia Ambiental, estavam oito canários da terra, oito tizius, cinco coleiros, quatro azulões, um pichancão, um melro, um trinca-ferro e um tico-tico, sem anilhas ou documentação necessária junto aos órgãos ambientais.

Além disso, os policiais encontraram outras 12 aves no local, mas a polícia não deu detalhes sobre esses animais. Os pássaros foram apreendidos e a ocorrência, registrada na 151ª DP.

Em setembro, ocorreu a apreensão de outras 40 aves no bairro Nova Suíça, também em Nova Friburgo.

Já em Cachoeiras, a ocorrência mais recente aconteceu no dia 15 de outubro, e os policiais ambientais resgataram 29 aves após troca de tiros com traficantes.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.