MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto busca tornar localidade cercada pela APA do Pau-Brasil no primeiro bairro ecológico de Búzios

Local tem uma das poucas Estações de Tratamento de Esgoto e Reuso com reutilização de água tratada do interior do Rio

Por Juan Rodriguez
20/07/21 - 11:11
Projeto busca tornar localidade no primeiro bairro ecológico de Búzios Área de Proteção Ambiental em Búzios pode se tornar um bairro ecológico | Foto: Divulgação/RauppCom

Um projeto que busca transformar a localidade cercada pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil no primeiro bairro ecológico de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. Essa é a proposta da ação conjunta entre o Instituto Ecológico Búzios Mata Atlântica (IEBMA) e a Associação Civil Village, com apoio do Hotel Apa Pau-Brasil.

O local tem uma das poucas Estações de Tratamento de Esgoto e Reuso (Eters) com reutilização de água tratada do interior fluminense e a primeira da região. A Eters fica localizada na Praia das Caravelas, onde funciona um empreendimento, de mesmo nome, voltado para o turismo ecológico, implantado em 1980, que é composto por três residenciais e o hotel, formando uma comunidade de cerca de 170 casas, todas ligadas à estação de tratamento.

O IEBMA, criado em 1996, realiza ações para a preservação do local, como a criação de uma brigada voluntária de combate a incêndios, apoio e resgate de animais silvestres, apoio na gestão de recolhimento de lixo, e criação de adubo orgânico, além de iniciativas de educação ambiental com palestras, caminhadas ecológicas e exposições.

De acordo com o IEBMA, no local estão catalogadas um total de 574 mudas, árvores jovens e maduras. Os dados foram coletados entre os anos de 2003 e 2012 e, ainda de acordo com o instituto, constatou-se que a área continua a produzir plantas novas. Além do Pau-Brasil, também há plantas raras como a orquídea de baunilha, que crescem nos troncos de Pau-Brasil, além de 30 espécies de bromélias, que retém água e servem de fonte de água para os animais em tempo de seca, em especial o mico-leão-dourado.

Com a criação da Estação de Tratamento de Esgoto em 1988 pelo empreendimento, que foi sendo adequada ao longo dos anos para atender com mais rigor as exigências ambientais, passou a ser feito, em 2019, a produção de água de reuso. Com essa água é realizada a recuperação e manutenção de duas lagoas, além de ser usada para a rega de jardins, hortas e limpeza das estruturas locais, o que garante que não haja despejo de esgoto no mar.

A estação fica em um ponto central do empreendimento, uma faixa verde pertencente a área comum dos residenciais. Há também uma rede de recolhimento de água pluvial. Desde o recolhimento de lixo, todas as atividades, assim como a manutenção das áreas públicas, tem a participação da associação com apoio do IEBMA e do hotel.

Faz parte da estrutura de cooperação o cuidado de praças com atrativos turísticos, doados pelos envolvidos, como o labirinto de David e a pirâmide cinética destinados aos eventos e visitantes do empreendimento e da Praia das Caravelas. Também está em andamento o projeto de um estacionamento público.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.