MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Polícia Federal e Inea resgatam 38 animais silvestres em Cachoeiras de Macacu nesta segunda-feira

Ação conjunta contou com o apoio da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade

Por Redação Multiplix
15/04/24 - 17:29
Polícia Federal e Inea resgatam 38 animais silvestres em Cachoeiras de Macacu nesta segunda-feira Papagaios ameaçados de extinção estavam entre os animais resgatados | Foto: Divulgação/Governo Estadual

Ao todo, 38 animais silvestres, entre eles, papagaios ameaçados de extinção, foram resgatados em uma ação conjunta entre a Polícia Federal, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, na manhã desta segunda-feira, 15, em Cacheiras de Macacu, na Região Metropolitana do Rio.

O responsável pela propriedade e um caseiro foram autuados em flagrante por crimes ambientais e conduzidos à Superintendência da Polícia Federal. Ambos responderão administrativamente e serão multados.

De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria do Ambiente, foram encontrados no local: seis araras-canindé, duas araras-vermelhas do Pantanal, uma arara-macao, um tucano-toco e três papagaios-do-mangue, espécie ameaçada de extinção.

Também foram apreendidos: um papagaio-moleiro, três periquitos-jandaia, quatro trinca-ferros, seis coleiros, quatro canários-da-terra, dois jabutis, um cágado-de-barbelas e quatro tigres d’água.

Suspeitos responderão administrativamente e serão multadosSuspeitos responderão administrativamente e serão multados | Foto: Divulgação/Governo Estadual

Os animais foram avaliados por um veterinário da Secretaria do Ambiente ainda no local. As 11 aves que estavam em boas condições foram soltas de imediato.

Os 27 animais restantes foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde permanecerão sob cuidados veterinários até que tenham condições de retornar à natureza.

A polícia não deu detalhes sobre o local em que as espécies foram encontradas em cativeiro. A operação faz parte das ações de combate ao tráfico de animais silvestres, que vêm sendo intensificadas pelo governo do estado.

O secretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou que capturar, prender e comercializar animais silvestres é crime:

O tráfico de animais silvestres é um crime cruel e muito lucrativo para os bandidos. Seremos incansáveis no combate. Parabenizo as nossas equipes e todos os envolvidos por mais esta operação de sucesso. Não daremos trégua a estes criminosos que retiram os animais do seu habitat natural.

Denúncias de crimes ambientais em todo o Estado do Rio de Janeiro podem ser feitas, inclusive de forma anônima, pelo site do governo estadual.

Já o contato com a Ouvidoria do Inea pode ser feito pelo telefone: (21) 2334-5974.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.