Parque Estadual dos Três Picos celebra aniversário e Dia Mundial do Meio Ambiente com atividades neste fim de semana
Pescaria ecológica, exposições de vídeos e fotos de animais em extinção, além de doações de mudas de plantas nativas fazem parte da programação
03/06/22 - 09:40

No próximo domingo, dia 5, será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E quem também está comemorando é o Parque Estadual dos Três Picos, que completa 20 anos este mês. Para marcar as datas, o parque realiza neste fim de semana uma série de atividades em alguns núcleos.
Cinco cidades do interior são abrangidas pela maior unidade de conservação de proteção integral do Rio de Janeiro, administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
Destas localidades, três delas terão realização de eventos: Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Teresópolis.
As ações estão abertas ao público em geral, em especial a grupos de escoteiros, famílias e amantes da natureza. Todas são voltadas à temática da preservação ambiental e sua biodiversidade e também relacionadas à história do Parque Estadual dos Três Picos.
Serão realizadas doações de mudas de plantas; exposição de fotos e vídeos inéditos de animais em extinção, como o gato-maracajá; realização de trilhas guiadas por guarda-parques; pescaria ecológica e também a Caravana da Ciência.
Rominique Schimidt, coordenador do parque, considera esta uma oportunidade de mostrar que a unidade de conservação tem uma função social, ecológica e econômica fundamental nos cinco municípios que ela abrange, além de sensibilizar a sociedade para a causa ambiental.
Comemoramos 20 anos do parque e muitas pessoas ainda não tem noção da importância dele. Esse é, portanto, um momento oportuno para que saibam disso. Queremos chamar a atenção sobre o papel da proteção da nossa biodiversidade, seja flora, fauna, os recursos hídricos e a qualidade do ar e também falar sobre a função social de todos em manter esse ambiente protegido.
Ao todo, cerca de 40 pessoas estarão envolvidas na realização das atividades. Além dos profissionais do parque, também estarão presentes representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Reserva Ecológica de Guapiaçu (Régua), S.O.S Vida Silvestre (Rota-116) e o Programa Aventura Animal.
Veja a programação:
Teresópolis
04/06 (Sábado)
Caravana da Ciência (A partir das 9h, no posto avançado do PETP, no Ermitage – Rua Wilhelm Cristian Kleme, Condomínio Parque Ermitage)
- Exposições científicas interativas mediadas, voltadas em especial para as áreas de física, matemática e biologia
Nova Friburgo
05/06 (Domingo)
- Distribuição de mudas de plantas nativas aos visitantes pelo Núcleo Três Picos.
Cachoeiras de Macacu
05/06 (Domingo)
Feira de Educação Ambiental (A partir das 9h, no km 50 da RJ-116 – Estrada do Jequitibá, nº 145, Boca do Mato)
Pescaria ecológica (APA Macacu)
Exposição APAMC (APA Macaé de Cima)
Insetos vetores (barbeiros, mosquitos e flebótomos – Fiocruz/Unig)
Materiais de incêndios florestais
Mamíferos da Mata Atlântica ameaçados de extinção (S.O.S Vida Silvestre)
Observação das aves como atividade motivadora para o ensino e a aprendizagem nas áreas de Ciências e Biologia (Uerj – FFP/Nupif/Aproa)
Projeto Antologia (ASA)
Educação em solos realizada pelo Programa Embrapa e Escola
Ações de conservação na Bacia do Rio Guapiaçu (Regua)
Visita guiada pelas trilhas e projeto abaetê com a sala de percepção ambiental (PETP)
Coleta seletiva (SEMA – Cachoeiras de Macacu)
Feira livre de Boca do Mato, com artesanato, gastronomia e muito mais
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.