Mais de 150 espécies de aves são catalogadas por fotógrafo em Cordeiro
Animais foram flagrados em Áreas de Proteção e alguns registros fazem parte de mini guia para visitantes
22/04/22 - 14:34
.jpg)
A observação de pássaros é um 'hobbie' que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Admirar, fotografar e aprender sobre as diferentes espécies têm sido mais frequentes em algumas cidades do interior do Rio.
No município de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, por exemplo, o fotógrafo, geógrafo e ambientalista Gabriel Monnerat, de 30 anos, desenvolveu um projeto para catalogar diversas aves que aparecem na cidade.
“Eu comecei antes de 2013 a gostar de fotografia. Comecei devagar e vim intensificando. Em 2019, eu comecei a frequentar a Área de Proteção Ambiental do Posto de Cordeiro, com interesse em fotografia de aves”, conta Gabriel.
Gabriel começou a fotografar pássaros em 2013 | Foto: Reprodução/Redes Sociais
De acordo com Gabriel, até hoje, ele já conseguiu identificar 150 espécies. Em 2021, o fotógrafo conseguiu consolidar o projeto "Cor de Passarinho, por meio da Lei Aldir Blanc, com os registros de alguns pássaros em um catálogo disponibilizado para a população.
O material foi distribuído em vários locais, como prefeitura, escolas, Secretaria de Meio Ambiente e pode ser encontrado, também, no Instagram do fotógrafo.
“Esse é um mini guia, com algumas espécies aqui da mata. Ele tem a intenção de incentivar a preservação dos animais e divulgar quais pássaros vivem no local”, explica.
Projeto "Cor de Passarinho" feito pelo fotógrafo Gabriel Monnerat | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Gabriel conta que o projeto tem contribuído, de alguma forma, para preservar a fauna e também a flora do local:
Nos dias de hoje, o que tem mais se visto é o crescimento da observação de aves. Essa é uma das principais atividades do ecoturismo e preservação. Onde tem ave é importante preservar. Elas são grandes dispensadoras de sementes, o que ajuda ainda mais o meio ambiente.
O fotógrafo lembra ainda que podem aparecer outras espécies na APA de Cordeiro e que vai estar atento para fazer novos registros. Sempre com uma preocupação ambiental:
Aqui tem muitas aves e, se eu ajudar a preservar, vai ter muito mais.
Beija-flor-tesoura fotografado por Gabriel | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.