MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mais de 150 espécies de aves são catalogadas por fotógrafo em Cordeiro

Animais foram flagrados em Áreas de Proteção e alguns registros fazem parte de mini guia para visitantes

Por Kessia Coutinho
22/04/22 - 14:34
Mais de 150 espécies de aves são catalogadas por fotógrafo em Cordeiro Registro do pássaro 'Periquitão' se alimentando de semente da mata atlântica | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A observação de pássaros é um 'hobbie' que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Admirar, fotografar e aprender sobre as diferentes espécies têm sido mais frequentes em algumas cidades do interior do Rio.

No município de Cordeiro, na Região Serrana do Rio, por exemplo, o fotógrafo, geógrafo e ambientalista Gabriel Monnerat, de 30 anos, desenvolveu um projeto para catalogar diversas aves que aparecem na cidade.

“Eu comecei antes de 2013 a gostar de fotografia. Comecei devagar e vim intensificando. Em 2019, eu comecei a frequentar a Área de Proteção Ambiental do Posto de Cordeiro, com interesse em fotografia de aves”, conta Gabriel.

Gabriel começou a fotografar pássaros em 2013 Gabriel começou a fotografar pássaros em 2013 | Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com Gabriel, até hoje, ele já conseguiu identificar 150 espécies. Em 2021, o fotógrafo conseguiu consolidar o projeto "Cor de Passarinho, por meio da Lei Aldir Blanc, com os registros de alguns pássaros em um catálogo disponibilizado para a população.

O material foi distribuído em vários locais, como prefeitura, escolas, Secretaria de Meio Ambiente e pode ser encontrado, também, no Instagram do fotógrafo.

“Esse é um mini guia, com algumas espécies aqui da mata. Ele tem a intenção de incentivar a preservação dos animais e divulgar quais pássaros vivem no local”, explica.

Projeto "Cor de Passarinho" feito pelo fotógrafo Gabriel Monnerat Projeto "Cor de Passarinho" feito pelo fotógrafo Gabriel Monnerat | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Gabriel conta que o projeto tem contribuído, de alguma forma, para preservar a fauna e também a flora do local:

Nos dias de hoje, o que tem mais se visto é o crescimento da observação de aves. Essa é uma das principais atividades do ecoturismo e preservação. Onde tem ave é importante preservar. Elas são grandes dispensadoras de sementes, o que ajuda ainda mais o meio ambiente.

O fotógrafo lembra ainda que podem aparecer outras espécies na APA de Cordeiro e que vai estar atento para fazer novos registros. Sempre com uma preocupação ambiental:

Aqui tem muitas aves e, se eu ajudar a preservar, vai ter muito mais.

Beija-flor-tesoura fotografado por Gabriel Beija-flor-tesoura fotografado por Gabriel | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.