MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Jiboia encontrada dentro de casa em Cachoeiras é solta em área de proteção ambiental

Trabalho de soltura foi realizado por uma equipe Instituto Estadual do Ambiente (Inea)

Por Redação Multiplix
29/05/23 - 10:57
Jiboia encontrada dentro de casa em Cachoeiras é solta em área de proteção ambiental Jiboia foi solta na APA da Bacia do Rio Macacu | Foto: Divulgação/Inea

A equipe responsável pela Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Macacu, uma unidade de conservação gerenciada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), realizou na última semana a soltura de uma jiboia (Boa constrictor).

O réptil foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros dentro de uma casa localizada no centro de Cachoeiras de Macacu, no interior do Rio.

Segundo os agentes, antes de ser devolvido ao seu habitat natural, o animal passou por uma avaliação médica.

Philipe Campello, presidente do Inea, falou sobre essa soltura em Cachoeiras:

Ações como essa ressaltam a importância da colaboração da população e do trabalho integrado com outros entes para que possamos atuar em prol da conservação da fauna fluminense de forma bem-sucedida.

Antes de ser devolvido ao seu habitat natural, o animal passou por avaliação médicaAntes de ser devolvido ao seu habitat natural, o animal passou por avaliação médica | Foto: Divulgação/Inea

Vale ressaltar que as jiboias são serpentes não venenosas, conhecidas pelo seu tamanho impressionante, podendo atingir até 4 metros de comprimento.

Elas possuem hábitos principalmente noturnos, mas também podem ser avistadas durante o dia enquanto procuram abrigo.

O Inea alerta que, ao encontrar animais silvestres em áreas públicas, é importante não se aproximar e contatar a equipe responsável pela unidade de conservação mais próxima ou acionar o Corpo de Bombeiros.

Jiboias têm hábitos noturnos, mas também podem ser vistas durante o diaJiboias têm hábitos noturnos, mas também podem ser vistas durante o dia | Foto: Divulgação/Inea

A APA da Bacia do Rio Macacu tem cerca de 19 mil hectares e abrange partes dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí e Guapimirim.

Sua criação tem como objetivo proteger a Faixa Marginal de Proteção (FMP) da Bacia do Rio Macacu, que é o principal afluente da Baía de Guanabara.

As cobras mantêm um papel fundamental para o ecossistema. A falta desses animais pode causar uma superpopulação de outras espécies, como de roedores, por exemplo.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.