MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Jacaré-de-papo-amarelo é capturado em área urbana de Cabo Frio, perto do aeroporto

Bióloga explica presença do réptil no local e o que fazer em caso de aparecimento de um animal desses de grande porte

Por Rômullo Espíndola
23/03/23 - 16:09
Jacaré-de-papo-amarelo é capturado em área urbana de Cabo Frio, perto do aeroporto Animal foi levado para a base da Guarda Marítima e Ambiental | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um jacaré-de-papo-amarelo foi capturado nesta quinta-feira, dia 23, na área urbana de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

O animal foi encontrado próximo ao aeroporto da cidade, na estrada velha de Arraial do Cabo.

Agentes da Guarda Marítima e Ambiental e Guarda Civil do município foram chamados até o local pelos brigadistas de incêndio do aeroporto para auxiliar na captura do réptil de aproximadamente 1,40 m e 25 kg.

De acordo com os agentes, o animal foi levado para a base da Guarda Marítima e Ambiental com o objetivo de ser devolvido ao seu habitat, após recomendação de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Réptil tem aproximadamente 1,40 m e 25 kgRéptil tem aproximadamente 1,40 m e 25 kg | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A bióloga Jaqueline Brum explica que o aparecimento desse tipo de animal não chega a ser incomum, uma vez que Cabo Frio está localizada em uma região de Mata Atlântica:

Esse tipo de animal é característico do local. A área foi desmatada para expansão urbana e construções, mas existem alguns corpos hídricos nas proximidades e muitos animais resistem e habitam o local.

Apesar desse tipo de presença ser bem rara, a profissional alerta para os cuidados que a população deve ter em caso de se deparar com um animal de grande porte, como o jacaré-de-papo-amarelo.

A população não deve confrontar o animal para não causar estresse. O ideal é se afastar e buscar ajuda, procurar a Guarda Marítima e Ambiental da cidade ou o Corpo de Bombeiros.

A prefeitura do município, por meio de suas redes sociais, alerta com frequência que, em casos como este, a população deve acionar as equipes para fazer a remoção de animais pelo número 153.

Preservar é importante

Segundo a Fiocruz, os jacarés são animais ecologicamente importantes, pois fazem o controle biológico de outras espécies.

Eles se alimentam dos animais mais velhos e fracos, que não conseguem escapar de seu ataque.

Além disso, suas fezes servem de alimento a peixes e outros seres vivos aquáticos.

Atualmente, o jacaré-de-papo-amarelo está ameaçado de extinção, de acordo com o Ibama. Isso se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e poluição dos rios.

Jacaré em Tamoios

Em maio do ano passado, um jacaré de 1,25 m foi capturado na faixa de areia da Praia do Pontal, em Tamoios, distrito de Cabo Frio.

O réptil foi levado para a foz do Rio São João e devolvido ao seu habitat natural.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.