MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Flor rara encontrada em Friburgo é catalogada e vira tema de artigo internacional

A planta é endêmica da Mata Atlântica e o registro mais recente foi feito dentro do Parque Três Picos; biólogos continuam estudando a espécie

Por Nai Frossard
18/04/23 - 17:52
Flor rara encontrada em Friburgo é catalogada e vira tema de artigo internacional Sinningia cochlearis é a flor rara encontrada no Parque Estadual dos Três Picos, em Friburgo | Foto: Rodrigo Freitas

De coloração vermelha e folhas em tom verde-escuro, a ‘Sinningia cochlearis’ (Gesneriaceae), é uma espécie de flor rara, encontrada em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Ela foi vista pela primeira vez na região há alguns anos, no Núcleo de Montanhismo de Nova Friburgo, do Parque Estadual dos Três Picos, mas só recentemente foi finalmente cadastrada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Em fevereiro deste ano, ela foi destaque em um artigo da revista ‘GloxNews’ (USA), publicado por uma associação voltada para a pesquisa e cultivo das ’Gesneriaceae’, a ‘Greater New York Gesneriad Society’.

Espécie foi descoberta durante uma vistoria em campoEspécie foi descoberta durante uma vistoria em campo | Foto: Rodrigo Freitas

A espécie foi descoberta durante uma vistoria em campo pelo funcionário do Instituto Estadual do Ambiente, Inea, Rodrigo Freitas, que estava acompanhado dos pesquisadores Mauro Peixoto e Alain Chautems, suíço considerado maior autoridade mundial na família das ‘Gesneriaceae’.

Eles percorreram alguns paredões rochosos do Parque Estadual dos Três Picos, onde identificaram a flor rara em 2018.

Por quatro anos, Rodrigo e os outros pesquisadores passaram a acompanhar o desenvolvimento da planta que resultou no artigo publicado pela revista norte-americana.

Rodrigo continua acompanhando a espécieRodrigo continua acompanhando a espécie | Foto: Rodrigo Freitas

Rodrigo continua acompanhando a espécie, encontrada a cerca de dois mil metros de altitude e que floresce entre os meses de outubro até o final de janeiro.

Rodrigo, que cursa Biologia na Universidade Estácio de Sá, desenvolve um projeto de pesquisa botânica, onde está inventariando a flora, principalmente, as plantas de montanha em Nova Friburgo e cidades vizinhas.

Flor rara encontrada em montanhas do Estado do Rio de JaneiroFlor rara encontrada em montanhas do Estado do Rio de Janeiro | Foto: Rodrigo Freitas

De ocorrência restrita a apenas duas montanhas do Estado do Rio de Janeiro, antes de ser encontrada pela primeira vez no Parque Estadual dos Três Picos, em Friburgo ela tinha sido vista também no Maciço da Caledônia, em 2017 (anteriormente, tinha sido vista em Petrópolis).

Conseguimos registrar aproximadamente 500 espécies de plantas na área do Parque Estadual dos Três Picos. Isso mostra a importância das unidades de conservação para a preservação da diversidade da flora da Mata Atlântica.

Através deste levantamento, botânicos vêm visitando a unidade de conservação para estudar o local de ocorrência dessas plantas, como afirmou Rodrigo.

A presença desta espécie em uma nova área é uma demonstração de que o ambiente dessa unidade de conservação encontra-se propício para a conservação dessa planta.

Com 65.113,04 hectares de Mata Atlântica, o Parque Estadual dos Três Picos, é a maior unidade de conservação do Estado do Rio.

A área abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.

Descoberta mostra a riqueza da variedade biológica do parqueDescoberta mostra a riqueza da variedade biológica do parque | Foto: Rodrigo Freitas

O coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schmidt, afirmou que a descoberta mostra a riqueza da variedade biológica do parque.

Isso se concretizou graças ao empenho e à dedicação dos funcionários da unidade de conservação.

O resultado é um belo visual de pontos brilhantes de vermelho em meio a montanha. A flora endêmica da Mata Atlântica, chama a atenção não só pela beleza, mas também por sua raridade.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.