Estação de tratamento em Araruama transforma esgoto em fertilizante e tijolos ecológicos
ETE Ponte dos Leites dá exemplo de sustentabilidade em espaço conectado à natureza
Imagine transformar esgoto em fertilizante para plantas ou ainda, em tijolos totalmente ecológicos? A estação de tratamento do grupo Águas de Juturnaíba, em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, vem fazendo esse trabalho.
A ETE reinaugurada neste ano vem reutilizando 100% dos resíduos lançados na Lagoa da Araruama, de forma inovadora e bem interessante.
O novo sistema de tratamento de esgoto tem equipamentos de última geração em um espaço equivalente a 11 campos de futebol. A estação comporta duas unidades de tratamento preliminar mecanizadas, dois reatores aeróbios de batelada sequenciais, três lagoas de Wetlands (área úmida), uma usina de compostagem para produção de biofertilizante e uma oficina de tijolos ecológicos artesanais.
O lodo é um dos principais resíduos da estação, assim como as plantas das Wetlands, que passam pelo processo de poda frequente. Destes resíduos, parte das podas vai para o projeto Ecofibras, de cunho social e profissionalizante.
A iniciativa promove a capacitação no artesanato de adolescentes de escolas públicas e pessoas com deficiências intelectuais e motoras.
Veja na reportagem de Rômullo Espíndola e Carlos Henrique Ferreira!