MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Empresa de Nova Friburgo envia lodo gerado em tratamento de esgoto para compostagem

Resíduo é matéria-prima para produção de um composto fertilizante rico em nutrientes para o solo

Por Redação Multiplix
16/06/21 - 11:12
Empresa de Nova Friburgo envia lodo gerado em tratamento de esgoto para compostagem Águas de Nova Friburgo destina lodo gerado no sistema de tratamento de esgoto para compostagem | Foto: Divulgação/Águas de Nova Friburgo

A empresa responsável pelo serviço de água e esgoto em Nova Friburgo, na Região Serrana, passou a dar uma nova destinação ao lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da cidade. Desde o dia 9 de junho, parte do resíduo vem sendo enviado para compostagem e transformado em um fertilizante rico em nutrientes para o solo. De acordo com a Águas de Nova Friburgo, já na primeira coleta, cerca de oito toneladas foram disponibilizadas para reciclagem.

Ainda segundo a empresa, o adubo orgânico resultante do processo servirá para recuperação de áreas degradas e plantio de árvores. Além de ser uma destinação mais nobre para o resíduo e favorável ao meio ambiente, a proposta apresenta uma significativa redução de custos com transporte e disposição.

“O gerenciamento dos lodos proveniente das ETEs é tema em destaque nas nossas operações, seja pela destinação adequada ou custos operacionais inerentes. A decisão de levar parte do resíduo da concessionária de Nova Friburgo para uma empresa de compostagem trouxe benefícios nestas duas temáticas”, ressalta o superintendente de Pesquisa e Tecnologia do Grupo Águas do Brasil, André Lermontov.

O analista de Pesquisa e Tecnologia do Grupo Águas do Brasil, Lucas Rachid, explica, ainda, que a utilização do lodo no processo de compostagem garante uma destinação limpa a esse material e contribui para a sustentabilidade ambiental.

“Entendemos que, em um futuro próximo, a aplicação desse material em aterros sanitários se tornará inviável e muito cara. Estamos nos antecipando e buscando alternativas sustentáveis e com custos menores”, disse.

A expectativa da empresa é de que cerca de 360 toneladas de lodo sejam enviadas por ano para a Vide Verde Compostagem, empresa escolhida para realizar o serviço de coleta e reciclagem. A entidade fica na cidade de Cachoeiras de Macacu e foi a primeira a receber licença de operação pelo INEA no estado do Rio de Janeiro para atuar no segmento.

Campo da empresa Vide Verde, responsável pela reciclagem do lodo gerado nas ETEsCampo da empresa Vide Verde, responsável pela reciclagem do lodo gerado nas ETEs | Foto: Divulgação/Águas de Nova Friburgo

“Práticas sustentáveis são uma realidade. O nosso time de especialistas está sempre em busca de alternativas alinhadas à preservação ambiental. Esse é o caminho para um futuro com qualidade de vida e recursos naturais preservados”, destaca o superintendente da Águas de Nova Friburgo, João Sá.

As pesquisas para implantação da medida tiveram início em setembro de 2020 e, além da equipe do corporativo, participaram da elaboração e desenvolvimento do projeto o analista de Suporte de Operações Esgoto, Rodrigo Cardoso, e o coordenador de Operações Esgoto, Vinícius Oliveira, ambos da concessionária Águas de Nova Friburgo.

Equipe do Grupo Águas do Brasil, Águas de Nova Friburgo e Vide Verde Compostagem realizam a primeira coleta na ETE Conselheiro PaulinoEquipe do Grupo Águas do Brasil, Águas de Nova Friburgo e Vide Verde Compostagem realizam a primeira coleta na ETE Conselheiro Paulino | Foto: Divulgação/Águas de Nova Friburgo

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.