MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dia Mundial da Água é comemorado com atividades para alunos da rede pública em Nova Friburgo

Concurso Cultural Amigos da Água vai premiar alunos, professores e escolas da rede municipal

Por Nai Frossard
22/03/23 - 14:13
Dia Mundial da Água é comemorado com atividades para alunos da rede pública em Nova Friburgo Alunos da rede pública participam de comemoração pelo Dia Mundial da Água | Foto: Divulgação/Águas de NF

Nesta quarta-feira, dia 22, Dia Mundial da Água, cerca de 40 alunos da rede pública de ensino participaram de atividades na concessionária Águas de Nova Friburgo, na cidade da Região Serrana do Rio.

Os alunos da Escola Municipal Dinah Lantimant Bravo visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Conselheiro Paulino.

Eles aprenderam sobre os ciclos de tratamento da água, de esgoto e a importância desses processos.

Os visitantes puderam ver como o esgoto é devolvido ao rio, o lodo que é gerado a partir desse tratamento e também realizaram o plantio de dez mudas de Ypê Amarelo, em comemoração à data.

Essas mudas serão cultivadas no berçário do Viveiro Escola da concessionária (espaço onde são cultivadas mudas nativas da Mata Atlântica), até alcançar o tamanho ideal para ser plantada em alguma área próxima, para criação de corredores verdes.

No Dia da Água, alunos plantaram mudas de árvoresNo Dia da Água, alunos plantaram mudas de árvores | Foto: Divulgação/Águas de NF

Além dessas atividades, a concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo (através da Secretaria Municipal de Educação) vai premiar os alunos vencedores da 11ª edição do Concurso Cultural Amigos da Água, com smartphones, professores com kits da concessionária e as escolas vencedoras ganharão impressoras multifuncionais.

A partir do tema “O nosso futuro sustentável começa agora”, os estudantes das escolas públicas da cidade produziram, de acordo com a idade escolar, diversos desenhos, colagens e textos de até cinco linhas.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por integrantes da concessionária e os ganhadores receberão prêmios.

O lançamento da 11ª edição do concurso aconteceu no último dia três, em um evento realizado no Nova Friburgo Country Clube.

No encontro, cerca de 70 diretores da rede municipal de ensino foram capacitados para trabalhar o tema desta edição, com os mais de nove mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A diretora da concessionária, Danielle Moreira, destacou que a forma mais eficaz de mudar o futuro é investir em educação:

Falar sobre preservação do meio ambiente é assunto urgente e o projeto Amigos da Água vem para cumprir esse papel.

Tema do concurso do projeto  é 'O nosso futuro sustentável começa agora'Tema do concurso do projeto é 'O nosso futuro sustentável começa agora' | Foto: Divulgação/Águas de NF

O Amigos da Água foi criado em março de 2010 e envolve alunos e professores de 65 escolas.

O objetivo do projeto é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas entre os estudantes da rede municipal para combater a poluição dos rios, lagos, nascentes e represas da região.

O tema do concurso segue a escolha da Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Mundial da Água, que traça as metas para o desenvolvimento econômico, social e sustentável a serem seguidas por todos os países dispostos a contribuir com a proteção das pessoas e do planeta.

O prazo para a entrega dos trabalhos dos alunos na Secretaria de Educação foi nessa terça-feira, 21, e a premiação do concurso será realizada no dia 31 de março, às 10h, no Nova Friburgo Country Clube.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.