MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Comitê Rio Dois Rios tem novos representantes

Órgão tem atribuições consultivas, deliberativas e normativas relacionadas aos recursos hídricos da Região Serrana

Por Redação Multiplix
08/03/19 - 17:43
Comitê Rio Dois Rios tem novos representantes Parte dos integrantes da nova composição do Comitê Rio Dois Rios | Foto: Divulgação/Comitê Rio Dois Rios

Considerado o parlamento das águas que reúne diversas instituições da região como prefeituras, concessionárias de água e esgoto, fábricas, ONGs ambientais, dentre outras instituições, o Comitê Rio Dois Rios conta com uma nova composição. Foram empossados, em 26 de fevereiro, os novos membros do plenário e o novo diretório para a gestão de 2019 - 2020. A cerimônia de posse aconteceu durante a 41ª Reunião Ordinária realizada no Auditório Firjan-Senai, em Nova Friburgo.

Para a gestão dos próximos dois anos, foram eleitos para diretor-presidente e vice-presidente, respectivamente, Lícius de Sá Freire (Fiperj) e Valbert Schott (Cecna), para secretária-executiva, Alda Maria de Oliveira (Instituto Bioacqua) e para diretores-administrativos, Jovino Fernandes Azeredo Júnior (Firjan), Ceres Regina de Santa Rosa (Cedae) e Leonardo Ivan Debossan (Inea).

O novo diretor-presidente destacou como meta para esta nova gestão fortalecer o sistema de monitoramento de água e acrescentou ainda como desafio melhorar o contato com a população através de projetos de conscientização e preservação relativos ao uso responsável da água. “A população deve conhecer o trabalho feito pelos comitês e se tornar nossa parceira em todas as ações voltadas para os cuidados com os recursos hídricos e de meio ambiente”.

Foram empossados ainda, durante o evento, os novos membros do plenário em um total de 13 representantes do Poder Público, seis representantes dos Usuários de Água e dez membros da sociedade civil.

Comitê Rio Dois Rios

Trata-se de um órgão colegiado integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento e Recursos Hídricos, com atribuições consultivas, deliberativas e normativas ao nível regional. A área de atuação abrange integralmente os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco e São Sebastião do Alto e, parcialmente, as cidades de Nova Friburgo, Carmo, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e São Fidélis, situados na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.

O comitê Rio Dois Rios discute temas relacionados à gestão dos recursos hídricos, como, por exemplo, ações de melhoria da qualidade e quantidade de água dos mananciais da região, determinação do preço a ser pago pelo uso da água bruta na região, articulação institucional e debate de questões relacionadas aos recursos hídricos; decisão sobre os conflitos relacionados à água. Também tem a função de aprovar programas anuais e plurianuais de investimentos em serviços e obras de interesse dos recursos hídricos.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.