MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cansado de limpar o chão? Biólogo explica infestação de formigas voadoras nesta época do ano

Veja as razões para que esses insetos criem asas entre as estações da primavera e do verão

Por Matheus Oliveira
30/11/21 - 09:39
Cansado de limpar o chão? Biólogo explica infestação de formigas voadoras nesta época do ano Aparição de formigas voadoras é comum nesta época do ano | Foto: Banco de Imagem

Elas aparecem no período mais chuvoso do ano, entre a primavera e o verão, ficam ao redor de lâmpadas e em torno das paredes, deixando as asas pelo chão. Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, este fenômeno é muito percebido nos últimos dias: são as formigas voadoras.

Mas de onde esses insetos vêm e por quê aparecem nos períodos de chuva e calor intenso?

Para entender este processo, o Portal Multiplix conversou com o biólogo e professor Arlindo Serpa.

De acordo com ele, as formigas pertencem à ordem Hymenoptera, mesmo grupo das vespas e abelhas, e à família Formicidae, que possui centenas de espécies registradas no Brasil.

As formigas voadoras, conta o professor, são observadas neste período, pois é quando os insetos fazem voos para acasalamentos e para criar novas colônias em razão da maior umidade desta época do ano:

Nestes períodos, as formigas buscam fortalecer seus formigueiros e fundar novas colônias. Vale ressaltar que elas criam as asas somente para esse voo nupcial, de acasalamento, e, em seguida, perdem as mesmas.

Ele afirma que os locais para o surgimento destes insetos dependem da oferta de alimentos disponíveis:

As formigas geralmente se alimentam de fungos, que se criam a partir dos itens que são recolhidos, mas existem algumas espécies que são carnívoras.

Vale destacar que os insetos sabem quando as chuvas estão se aproximando e se movimentam antes da chegada das precipitações, gerando as chamadas revoadas. Ou seja, essas revoadas possuem tanto um interesse territorial quanto reprodutivo.

Arlindo ressalta ainda que estes animais não apresentam riscos aparentes aos humanos, mas faz alguns alertas:

As formigas não oferecem riscos iminentes, mas se deve ter cuidado com as mordidas ou ferroadas produzidas por elas. Isso pode trazer consequências negativas em pessoas alérgicas e causa irritação na pele das crianças.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.