MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Bombeiros de Teresópolis iniciam campanha para alertar sobre o período de incêndios florestais

Ações de conscientização e instrução da população vão ser feitas por meio das redes sociais do 16º GBM, devido à pandemia de covid-19

Por Redação Multiplix
05/06/20 - 15:45
Bombeiros de Teresópolis iniciam campanha para alertar sobre o período de incêndios florestais Corpo de Bombeiros de Teresópolis inicia campanha virtual para alertar sobre o período de incêndios florestais | Foto: Banco de Imagem

O 16º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, iniciou nesta sexta-feira, 5, Dia do Meio Ambiente, uma campanha de prevenção a incêndios florestais. As ações são para a conscientização sobre queimadas e sobre o covid-19, já que ambos provocam graves problemas respiratórios.

O trabalho do Corpo de Bombeiros do município busca instruir a população sobre o fogo em vegetação e os incêndios florestais, alertando e capacitando as comunidades locais das regiões que são identificadas como as mais críticas, na área operacional do batalhão e seus destacamentos.

Os militares destacam ainda que muitas queimadas são realizadas para fazer a limpeza de terrenos e renovação de pasto, sem segurança para a área queimada ou controle que evite a propagação do fogo.

A campanha de prevenção a esses incêndio visa também instruir quanto aos encargos e responsabilidades legais de quem inicia o fogo em vegetação, ou um incêndio florestal, ou é proprietário de um terreno onde se iniciou o mesmo.

De acordo com os bombeiros, o auge dos incêndios em vegetação ocorre entre os meses de maio a outubro, tendo picos excepcionais nos meses fora deste período, quando não chove por um tempo significativo. Na maioria dos casos, o principal fator causador é o homem, seja direta ou indiretamente.

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, o 16º GBM lançou uma campanha diferente, agora de forma online, por meio das redes sociais, realizando lives, vídeos, áudios, levando orientações sobre legislação ambiental, teoria básica do fogo; propagação e comportamento do fogo; classificação, causas e consequências do fogo em vegetação; equipamentos de combate a incêndio florestal; organização, segurança e primeiros socorros; métodos de combate a incêndios florestais, entre outros assuntos.

Para acompanhar as ações da campanha de prevenção em incêndios florestais, o cidadão pode acessar as redes sociais do 16º GBM no Facebook, clicando aqui ou no Instagram por meio da conta @16gbm_cbmerj.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.