MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Araruama, Arraial, Cabo Frio e Búzios realizam ações para comemorar Dia do Meio Ambiente

Limpeza no fundo do mar, palestras ambientais, trilhas e coleta de óleo estão na programação

Por Vinícius Pereira
03/06/22 - 10:01
Araruama, Arraial, Cabo Frio e Búzios realizam ações para comemorar Dia do Meio Ambiente Praia dos Ossos, em Búzios, recebe ação de limpeza neste sábado | Foto: Mateus Coutinho

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste domingo, 5, terá uma extensa programação nas cidades de Araruama, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, na Região dos Lagos do Rio. Atividades como limpeza no fundo do mar, palestras, coleta de óleo, trilhas e oficinas de capacitação estão no roteiro.

Araruama

Para reforçar a importância da data, a Secretaria de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca de Araruama vai promover a coleta de resíduos eletrônicos, plantio de árvores nativas, além de visitas guiadas na estação de esgoto do município.

De acordo com a prefeitura, o objetivo é envolver os alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino e também os moradores, promovendo a conscientização ecológica para essa e as futuras gerações.

Confira a programação na cidade:

  • 4 de junho (Praça da Bíblia, das 9h às 13h)

Projeto Araruama Verde (cada morador poderá receber gratuitamente uma muda de árvore nativa ou frutífera)

Coleta de resíduos eletrônicos (pilhas e baterias) e também óleo de cozinha usado.

  • 5 de junho (Praça Antônio Raposo, das 9h às 13h)

Projeto Araruama Verde (cada morador poderá receber gratuitamente uma muda de árvore nativa ou frutífera)

Coleta de resíduos eletrônicos (pilhas e baterias) e também óleo de cozinha usado.

Cabo Frio

Com o intuito de conscientizar a população quanto à preservação das riquezas naturais que cercam a cidade, a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Cabo Frio organizou ações que acontecem a partir desta sexta-feira, 3, até o dia 11 de junho com inúmeras atividades em diversos pontos da cidade, tanto na região central de Cabo Frio como no distrito de Tamoios.

Abrindo a semana de celebrações, hoje, às 10h, as ações começam no Shopping Park Lagos, com doação de mudas nativas ao Projeto Mar sem Lixo. As mudas serão preparadas e doadas ao público no próprio shopping neste domingo, 5.

Na segunda-feira, 6, será realizada, às 9h, o cercamento das áreas ambientais protegidas da Praia do Forte, em ação que seguirá até sexta-feira, 10.

Na terça-feira, 7, às 9h, o Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira e Silva, em Tamoios, recebe um grupo da terceira idade para o plantio de mudas nativas. No mesmo horário, diversas escolas municipais de Cabo Frio realizam o plantio de espécies na Orla da Praia das Palmeiras.

Ainda na terça, a partir das 13h, os alunos da Escola Estadual Municipalizada Tosana farão diversas atividades ambientais no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado.

Na quarta-feira, 8, a partir das 9h, ainda no Parque do Mico-Leão-Dourado, terá início o cercamento e a limpeza de áreas de preservação ambiental, em uma das ações que integram o Programa Cidades+Verdes, do Ministério do Meio Ambiente.

No mesmo horário, haverá coleta de resíduos com o Centro Educacional João Aguiar, no Parque Natural Municipal Dormitório das Garças.

Ainda na quarta, das 9h às 12h, no auditório da prefeitura, será realizada uma capacitação sobre corte e poda de árvores entre funcionários da Enel e da Comsercaf. Na parte da tarde, às 14h, a Escola Pequeno Aprendiz, de São Cristóvão, fará uma visita ao Horto Municipal Antônio Ângelo, no Portinho.

Já na quinta-feira, 9, às 9h, em mais ações que integram o Programa Cidades+Verdes, serão realizadas atividades de plantio em áreas degradadas do Parque do Mico-Leão-Dourado. No planejamento final do programa está o plantio de 10 mil mudas de espécies nativas.

Na sexta, 10, penúltimo dia de atividades, a programação vai acontecer no Horto Municipal Antônio Ângelo, a partir das 9h, com o plantio de orquídeas.

Já no sábado, 11, das 9h às 13h, alunos da Escola Municipal Evaldo Sales participarão de uma atividade com o tema “O Oceano que Queremos”, na orla da Praia do Peró, em uma ação do Programa Bandeira Azul.

Praias de Cabo Frio também recebem atividades Praias de Cabo Frio também recebem atividades | Fotos: Ângelo Caravelos

Búzios

Em Armação dos Búzios, a programação da Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo vai se estender pelo mês inteiro. A abertura será realizada neste sábado, 4, com a 2ª Limpeza do Fundo do Mar nas praias do Canto (Píer do Centro), Armação e Ossos. A concentração será na praia do Canto a partir das 8h.

O evento é organizado pela Colônia dos Pescadores - Z23 e tem como objetivo promover a participação da população na preservação do meio ambiente.

Confira a programação do mês:

  • 4 de junho

Limpeza do Fundo do Mar, nas praias do Canto (Píer do Centro), Armação e Ossos, a partir das 8h. Concentração Praia do Canto.

  • 6 de junho

Palestra na sede da OAB sobre a temática Ambiental na região.

  • 7 de junho

Oficina de capacitação sobre encalhe de cetáceos para técnicos da Seapur e GMA, a partir das 9h, na sede da Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo.

  • 8 e 9 de junho

Curso de capacitação de elaboração de Plano de Manejo de Unidade de Conservação ministrado pelo Inea para técnicos e convidados, das 8h às 17h, no Clube Aretê.

  • 9 de junho

Trilha interpretativa - Circuito APA Mangue de Pedra, com mutirão de limpeza e plantio de mudas. Participação dos alunos da Escola M. Regina da Silveira

  • 10 de junho

Atividades: entrega de livros/Super Feras, às 10h, na sede da Secretaria de Educação.

Fórum de Meio Ambiente/OAB- Cine Bardot, às 14h, para alunos da E. E. Paulo Freire.

  • 14 e 15 de junho

Curso de capacitação de elaboração de Plano de Manejo de Unidade de Conservação ministrado pelo Inea para técnicos e convidados, das 8h às 17h, no Clube Aretê.

  • 22 de junho

Trilha interpretativa no Parque Estadual Costa do Sol em parceria com a Secretaria da Mulher e do Idoso, das 8h às 11h. Ferradura e Praia dos Amores.

  • 23 de junho

Trilha interpretativa no Parque Estadual Costa do Sol em parceria com a Secretaria da Mulher e do Idoso e participação especial da Guarda Mirim de Búzios. Ferradura e Praia dos Amores.

  • 30 de junho

Exposição do Projeto Albatroz em parceria com o Projeto ÁquaBúzios, na praça da Rasa, das 9h às 15h. Participação dos alunos do 6º ao 9º das Escolas da Rasa.

Arraial do Cabo

A Secretaria do Ambiente e Saneamento e a Funtec Ambiental irão realizar ações durante todo o mês de junho, considerado o mês do meio ambiente. O tema abordado seria "Uma só terra: O papel de cada um na construção de uma cidade sustentável".

Confira a programação completa e saiba como participar:

  • Dia 5 - 9h

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o dia começa com distribuição de mudas na Praça do Guarany e apresentação de teatro.

  • Dias 27 e 28 - 9h

Conferência de Meio Ambiente na pousada Paraíso do Atlântico.

  • Dia 27 - 9h

Feira de Projetos na Pousada Paraíso do Atlântico.

  • Dia 28, após a Conferência de Meio Ambiente

Lançamento do Projeto Agente Natureza - Voluntário Ambiental, na pousada Paraíso do Atlântico.

  • Dia 29

Lançamento da parceria com o Projeto Cavalo-Marinho, na Laguna de Araruama, com colocação de placas ao longo da lagoa.

  • Dia 30 - 10h

A inauguração do Centro de Educação Ambiental e Subsede da Secretaria do Ambiente e Saneamento em Monte Alto, acontece na rua Maurício de Aguiar, n° 20.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.