MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Alerj aprova criação do Monumento Natural das Dunas do Peró, em Cabo Frio

Projeto segue agora para sanção ou veto do governador Cláudio Castro

Por Mateus Marinho
05/11/21 - 11:35
Alerj aprova criação do Monumento Natural das Dunas do Peró, em Cabo Frio Deputados aprovaram o projeto em discussão única nesta quinta-feira, 4 | Foto: Divulgação/Alerj

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a criação do Monumento Natural Estadual das Dunas do Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

As dunas integram a Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil, criada em 2002 e que está situada entre Cabo Frio e Armação dos Búzios.

O projeto de lei 3.855/21 é de autoria do deputado Carlos Minc (PSB), e seguirá para sanção ou veto do governador Cláudio Castro.

De acordo com o texto do projeto, aprovado na última quarta-feira, 3, o monumento natural será composto das dunas do Peró, da vegetação de restinga e brejo adjacente, dos sambaquis e dos mais de quatro mil metros de praia em estado primitivo na região.

O monumento vai contar com uma área de 457,85 hectares. Antes da criação, deverão ser realizados estudos ambientais e uma consulta pública sobre o tema em até 12 meses.

As dunas do Peró são uma das principais concentrações de dunas da região sudeste do Brasil, e possuem relevância natural e turística para toda a região. Além disso, as dunas abrigam uma grande variedade de fauna e flora.

A medida determina ainda que seja criado um plano de manejo para a região, com a definição das atividades de turismo e infraestrutura de serviços. A proposta proíbe a criação de parques eólicos ou solares na região, bem como a extração de areia.

Já a coleta de plantas e animais será permitida somente para utilização em projetos de revegetação de áreas protegidas. O monumento não impactará os empreendimentos com licenças já expedidas e que não tenham sido suspensas por determinação judicial.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.