Maracatu: bloco em Cachoeiras de Macacu inspira-se em ritmos pernambucanos

Tabatinga Beat e os Tambores de Macacu se apresenta neste sábado, 9 de fevereiro

Por Sara Schuabb
08/02/19 - 15:26
Maracatu: bloco em Cachoeiras de Macacu inspira-se em ritmos pernambucanos Com alfaias, estandartes e baques de maracatu, o bloco sairá da Praça da Boca do Mato até o Rio Macacu | Foto: Banco de imagem

Inspirado nas batidas do maracatu de Pernambuco e no Bloco Mangue Beat, que homenageia Chico Science, neste sábado, 9 de fevereiro, o bloco Tabatinga Beat e os Tambores de Macacu fará uma prévia do carnaval saindo da Boca do Mato, em Cachoeiras de Macacu, em um cortejo no qual os integrantes se encherão da argila tabatinga e descerão a Ladeira do Imperador até o Rio Macacu, onde todos devem mergulhar e devolver a tabatinga ao rio.

O produtor cultural de Cachoeiras de Macacu, Filipe Gonçalves, conta que a ideia de trazer as batidas do maracatu foi de outro produtor cultural muito conhecido na Região Serrana, Wellington Lyra (1983-2016), que, há época, queria fazer um bloco com ritmos pernambucanos na cidade.

O Bloco Tabatinga Beat e os Tambores de Macacu fará um cortejo neste sábado, 9 de fevereiroO Bloco Tabatinga Beat e os Tambores de Macacu fará um cortejo neste sábado, 9 de fevereiro | Foto: Filipe Gonçalves/Arquivo Pessoal

“Ele tinha alguns parentes em Pernambuco e chegou a fundar a Embaixada Cachoeirense na cidade de Janga Paulista, perto de Olinda, com artigos da cultura cachoeirense. Além disso, o movimento Mangue Beat influenciou muito uma geração de agentes culturais em Macacu. E, quase três anos após o seu falecimento, alguns amigos do movimento cultural da cidade resolveram se reunir e criar um bloco tal qual pensava Well, com alfaias, estandarte e baque de maracatu.”

Para pegar os ritmos, o bloco está ensaiando com apoio do integrante da Orquestra Voadora, Lula Mattos, que é morador da cidade, e também com o grupo de Tambores de Macacu.

O bloco deve se reunir a partir das 14h, na Praça de Boca do Mato, RJ 116, km 49, em Cachoeiras de Macacu-RJ, próximo à praça de pedágio. E, durante o esquenta, o DJ Erikson Miranda tocará Nação Zumbi em tributo aos 22 anos de falecimento de Chico Science.