MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Já é Natal! Você sabe quando a árvore natalina deve ser montada?

Descubra em que momento o símbolo que marca a celebração do nascimento de Cristo deve ser enfeitado, segundo a tradição cristã

Por Matheus Oliveira
30/11/18 - 15:24
Já é Natal! Você sabe quando a árvore natalina deve ser montada? Símbolo natalino é um dos itens que marcam o período das festas do final de ano | Foto: Banco de Imagem

O período de festas de fim de ano se aproxima e o clima natalino toma conta de ruas, lojas, restaurantes e residências, com diversos itens da decoração do Natal. Mas o que muitos se perguntam nesta época é: Qual o dia certo para enfeitar a árvore de natalina?

De acordo com a tradição cristã, não existe um dia certo, mas recomenda-se iniciar a montagem da árvore e de dos itens natalinos no começo do Advento, que é o período de quatro domingos que antecedem o Natal. Neste ano, o começo do Advento está marcado para o próximo domingo, dia 2 de dezembro.

O presidente da Comissão para Liturgia da CNBB ressalta que, neste período, o destaque maior deve ser a dimensão pedagógica e espiritual contida também na Árvore de Natal.

“Enquanto nas famílias e comunidades se arruma a árvore de Natal, é importante ajudar as crianças a compreender essas histórias, evidenciando a riqueza do simbolismo da luz, que é Jesus. Uma árvore sem Ele, seria como uma lâmpada queimada. Junto à árvore, construa-se também o presépio, cuja tradição dá um sentido mais explícito ao Natal dos cristãos”, disse Dom Armando.

A Igreja Católica recomenda ainda que a montagem seja feita aos poucos, durante as quatro semanas do Advento, sendo intensificadas na semana que antecede o Natal

O Advento é o primeiro tempo do Ano litúrgico e que antecede a festa do Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação, alegria e expectativa, onde os fiéis, recordam o nascimento de Jesus Cristo, promovendo a fraternidade e a paz.

O pinheiro enfeitado com luzes e enfeites coloridos se tornou o grande símbolo do Natal. Segundo informações históricas, sua origem provém dos países do norte da Europa. O pinheiro e o abete, são árvores típicas destas terras, plantas que se mantêm sempre verdes.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.