Instituições religiosas de Nova Friburgo estão autorizadas a realizar celebrações a partir desta segunda
Maior parte das Igrejas consultadas pela reportagem vai permanecer fechada e outras vão abrir com restrições

Com a flexibilização da quarentena e a permissão de celebrações em igrejas com a presença de fiéis, a partir da próxima segunda-feira, 13, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a reportagem do Portal Multiplix ouviu diversas representações religiosas do município para saber quais vão abrir as portas, mesmo com restrições.
A maior parte das instituições disse que esse ainda não é o momento de contar com a presença dos fiéis nos espaços físicos dos estabelecimentos religiosos e templos.
De acordo com o reverendo Luiz Gustavo Castilho, a Igreja Presbiteriana Central, no Centro, não pretende retornar às atividades presenciais neste momento, visto que os casos de coronavírus estão aumentando.
“A Igreja Presbiteriana Central e a maioria das comunidades presbiterianas da cidade não voltarão neste momento, continuaremos com celebrações online e voltaremos em momento de segurança. E esse retorno não é um consenso entre a comunidade cristã evangélica de Friburgo, nem de lugar nenhum”, disse o reverendo.
O pastor Gerson Acker, da Igreja Luterana, também no Centro, tem a mesma opinião.
“A Igreja Luterana, seguindo recomendação da igreja nacional, ainda não vai voltar às atividades presenciais. A flexibilização que vem sendo implementada não significa que já haja cura para a covid-19. Devemos retomar às atividades em agosto, isso após buscar saber de forma séria a situação em nosso município. E, claro, quando voltarmos será seguindo todo protocolo previsto pelas autoridades sanitárias”, destacou.
Ainda utilizando sessões onlines, o Centro Budista Chagdud Gonpa Dechen Ling, no Cônego, também não vai realizar celebrações presenciais neste momento, como informou Alexandre Saioro, responsável pela instituição.
“A gente não retornou e vamos esperar esse momento passar. Todos os nossos centros no Brasil estão assim. Tanto nós, aqui em Friburgo, como tem grupos de São Paulo e Curitiba que não estão recebendo ninguém por enquanto. E a gente está fazendo o nosso aqui pelo aplicativo Zoom, só com um grupo daqui, que já participava, mas a pessoa tendo interesse, podemos colocá-la nessa prática, fazendo uma espécie de introdução ao budismo”, revela.
A Associação Espírita Fraternal, localizada no Paissandu, e que é um dos principais centros espíritas da cidade, também não voltará com suas sessões agora.
Em nota, a instituição informou que, apesar da permissão para retorno das sessões presenciais com restrições, e atendendo a orientações do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ), neste momento, não vai retomar as atividades presenciais por entender que não há como garantir a segurança dos frequentadores e que a pandemia ainda tem ceifado a vida de milhares de pessoas no país. A associação reforça a necessidade de cuidado com o próximo e informa que seguirá com as atividades online por meio do aplicativo Zoom.
Já a Diocese de Nova Friburgo anunciou o retorno das celebrações religiosas com restrições na próxima semana. As missas vão voltar a ocorrer com medidas de segurança após prefeito flexibilizar a quarentena. Para isso, a bandeira deve ficar entre a bandeira amarela e verde, o que corresponde a uma ocupação média dos leitos de UTI para Covid na cidade.