INSS suspende a exigência da prova de vida até 30 de setembro. Saiba quem deve se recadastrar
Regra não vale para todos os beneficiários. Medida é para evitar aglomerações nas agências

A exigência do recadastramento anual para aposentados e pensionistas, a chamada prova de vida, está suspensa até o próximo dia 30 de setembro. A medida foi tomada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para evitar aglomerações nas agências.
Porém, a regra não vale para todos. O recadastramento continua valendo para aposentados e pensionistas que estavam com o benefício suspenso antes do dia 30 de março.
A comprovação precisa ser realizada no banco ou então em uma agência do INSS. O segurado deve levar um documento de identificação com foto. Se o cadastramento não for realizado, o benefício poderá ser cancelado.
Segundo o INSS, a prova de vida é obrigatória para todos os beneficiários que recebem o dinheiro, por meio da conta corrente ou poupança e cartão magnético.
Se o segurado não puder comparecer às agências por causa de doença ou dificuldades de locomoção, a orientação é realizar a prova de vida por meio de um procurador que deve estar cadastrado no INSS.
No dia 27 de junho, foi publicada uma portaria autorizando os bancos a realizarem a comprovação com um procurador ou representante legal, sem precisar do cadastramento prévio no INSS. Entretanto, essa exceção vale apenas para os segurados com 60 anos ou mais.