MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inmet emite aviso de tempestade com ventos, chuva forte e granizo para o RJ

Previsão é de ventos com até 75 km/h no litoral e pode chover até 100 mm em algumas regiões

Por Vinícius Pereira
22/09/22 - 13:02
Inmet emite aviso de tempestade com ventos, chuva forte e granizo para o RJ Tempo fechado nesta quinta-feira em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicou nesta quinta-feira, 22, um aviso de tempestade para todo o estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o órgão, existe a possibilidade de ventos intensos entre 60 e 100 km/h em algumas cidades, chuva forte com acumulado entre 50 e 100 mm/dia, além da queda de granizo.

O alerta é válido até as 11h desta sexta-feira, 23.

O instituto pede que em caso de rajadas de vento, os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Veículos não devem ficar estacionados perto de torres de transmissão e placas de propaganda.

“É na primavera que a gente tem aquela Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é aquele canal de umidade que vem da Amazônia trazendo muita chuva para a região Sul e Sudeste, principalmente quando coincide com a passagem de uma frente fria. Então essas chuvas se tornam mais fortes”, explicou Marlene Leal, meteorologista do Inmet - Rio de Janeiro.

Estágio de Vigilância na Região Serrana

De acordo com a Defesa Civil de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, o município está em estágio de vigilância devido à previsão de chuva fraca a moderada ao longo do dia, sem alertas até o momento.

O órgão segue monitorando as condições do tempo e pede para que a população fique atenta aos boletins via SMS e sirenes. Em caso de Emergência, a população deve ligar para 199 ou entrar em contato pelo WhatsApp (21) 2742-7025.

Já em Nova Friburgo, a Defesa Civil informou que existe a previsão de chuva fraca a moderada para esta quinta, podendo ganhar mais intensidade a tarde, com ventos moderados.

Segundo dados do Inmet, a quinta-feira será de céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas. As temperaturas variam entre 16º C e 26° C.

Alerta para Região dos Lagos

A Marinha emitiu um alerta com previsão de ventos fortes no litoral da Região dos Lagos do Rio, a partir da noite desta quinta-feira, 22. As rajadas dos ventos podem chegar a 75 km/h (40 nós). O aviso permanece até a noite desta sexta-feira, 23.

“A passagem de uma frente fria manterá o tempo instável e o céu varia entre encoberto e nublado, com possibilidade de chuvas isoladas a qualquer hora, especialmente pela manhã e à noite. Para amanhã, podem ocorrer ventos com ventos de até 38 km/h, entre 11h e 18h”, explicou Marcio Soren, presidente do Projeto Costa do Sol de Defesa Civil.

Em Arraial do Cabo, choveu fraco durante a manhã Em Arraial do Cabo, choveu fraco durante a manhã | Foto: Carlos Henrique Ferreira

Para a Região dos Lagos, segundo o Inmet, a previsão para esta quinta é de céu com muitas nuvens e chuva isolada ao longo do dia e a noite. A mínima prevista é de 20º C e a máxima de 28° C.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.